Palavra do Leitor Titulo
Dicas: seu potencial e de sua equipe

Na correria do dia a dia e na pressão de tantas decisões a tomar, uma preocupação também faz parte da rotina de muitos gestores e empresários

Marilia Montich
19/11/2014 | 08:31
Compartilhar notícia


Artigo

Na correria do dia a dia e na pressão de tantas decisões a tomar, uma preocupação também faz parte da rotina de muitos gestores e empresários: conhecer a si mesmo, extraindo o melhor de seu potencial, e, a partir disso, como ajudar sua equipe a atingir os melhores resultados. Segue abaixo, em cinco dicas, o caminho para essa importante descoberta:

1 – Aprenda a se conhecer: a pessoa que tem domínio sobre si mesmo, sobre os seus talentos, suas deficiências, consegue também fazer leitura melhor das pessoas que estão ao seu redor e trabalhar aspectos que podem ser aperfeiçoados nela mesma e nas outras.

2 – Valorize seus 98%: todos nós temos 98% de coisas boas e 2% de coisas ruins. Entretanto, focamos e colocamos lupa nesses 2%! Parece que somos 98% ruins. As negatividades nos atrapalham, quando deveríamos investir nas coisas boas que temos, corpo, pensamentos, comportamentos, sentimentos, fazendo verdadeira limpeza para exercermos a tal liderança interna.

3 – Seja líder de si mesmo: a autoliderança significa que você é responsável por você e pelo seu ambiente, você é responsável pelo relacionamento que constrói com as pessoas ao seu entorno. O líder que se autolidera sabe que em determinado momento ‘aquela ideia’ não deve ser exposta, que é melhor fazer menos, propor outra coisa, que trazer as pessoas para junto de si é mais importante do que expor proposta mal compreendida pela equipe.

4 – Mantenha a positividade: problemas vão acontecer, mas a maneira como você os enxerga e passa para a sua equipe fará toda a diferença. Ser positivo e encarar os fatos de maneira íntegra será importante para não permitir que o acontecimento ruim atinja a todos. Muitas vezes, é apenas face do conjunto que está com problema, certamente haverá forma de recuperação. Isso vale tanto para os relacionamentos internos na sua empresa quanto externos, com os clientes, por exemplo, e até mesmo nos relacionamentos pessoais.

5 – Treino e disciplina: o trabalho de autoconhecimento e autoliderança exige treino e muita disciplina. Buscar autoconhecimento é escolha para quem deseja a felicidade e o bem-estar como valores constantes em sua vida. Olhar para você mesmo necessita tempo internalizado e isso é diferente do tempo corrido. Quem se conhece e se reconhece com sinceridade tem ao seu alcance ferramentas para encarar os desafios mais complexos que a vida apresenta.

Heloísa Capelas é escritora e especialista em autoconhecimento e inteligência comportamental.

Palavra do leitor

Pichações
Quando vejo parede (outrora pintada e limpa) pichada, tento imaginar o que se passa na cabeça do ser humano que a pichou. Será que tem problemas essa espécime ‘andante’? Sem querer ofender quem tem problemas. Se possível fosse, talvez um inseto que, ‘na hora de reencarnar’, errou o caminho e voltou como ‘gente’. Com toda certeza não, pois, mesmo um inseto tem seu lugar e valor neste mundo que Deus criou, sendo útil e tendo sua ‘serventia’, ao contrario do pichador que, efetivamente, não serve para nada de bom. Coibir e punir? Nem pensar, pois trata-se de delito ‘menor’, principalmente para aqueles que não sofrem com as pichações.
Luiz Roberto Batista
São Bernardo

Era uma vez... – 1
A Petrobras era um dos maiores patrimônios do povo brasileiro, cuja credibilidade era comparada a um império. Todavia, eis que o PT tomou conta da empresa, começando por nomear seus asseclas, enchendo a empresa de corruptos e ladrões para comandá-la. Esses tinham seus atos adrede traçados para desviar numerários pertencentes à empresa, em forma de propinas, para o PT inclusive (denúncia feita pelo próprio diretor da Petrobras, que se exonerou do cargo e se beneficiou com a delação premiada). O rombo da estatal é astronômico, assim como a perda de bilhões com a compra da filial de Pasadena, nos Estados Unidos. Hoje, não passa de empresa de segunda categoria, cujas ações, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, sofreram e continuam sofrendo desvalorização vertiginosa, porque perdeu a credibilidade, graças ao comando do PT. O próprio pré-sal está seriamente ameaçado, pois a empresa não pode arcar com a sua progressão. É uma pena ver patrimônio tão rico esvair-se na corrupção e desgoverno. Mas o povo brasileiro também tem seu grau de culpa, pois só se pensa em Bolsa Família. O resto? Ora, o resto não tem valor.
Flávio Fernandes
São Caetano

Era uma vez... – 2
Realmente é de estarrecer que a presidente Dilma Rousseff fique ‘estarrecida’ não com a roubalheira, não com a quadrilha PT-PMDB-PP, não com o assalto à Petrobras, mas tão somente com a divulgação dos fatos. Ela diz sempre que deu liberdade à Justiça, à Polícia Federal e ao Ministério Público. Ridículo! Na verdade, esses órgãos dispensam essa ação governamental, pois já estão regulamentados na Constituição Federal de 1988. Eles são livres para apurar, agir, divulgar e punir. Liberdade para quê? Para esconder o que foi apurado? O povo precisa saber e precisa se defender. As páginas policiais são para isso. É essa ‘liberdade’ que o PT quer para a imprensa, para as instituições brasileiras, para o povo e para quem é sério? O Brasil necessita com urgência de órgão fiscalizador para evitar a corrupção, ligado aos tribunais de conta da União e dos Estados para fiscalizar com rigor os contratos de licitação de todos os gêneros dos poderes Executivo: municipal, estadual, federal e de estatais.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Reúso
Pronto. A solução do governo estadual, ao invés de ter investido na ampliação das reservas das represas, agora como situação emergencial, por meio da Sabesp, para evitar o racionamento de água, é utilizar água de reúso para abastecer a população. Ou seja, todos vamos beber esgoto tratado! Parabéns pelo belo planejamento. Que ideia maravilhosa para se resolver o problema! Não vejo a hora de ver a mesma água que esteve no esgoto de todos ser tratada com tecnologia maravilhosa e, agora, sair pela minha torneira para a minha família beber!
Márcio Fernando
Rio Grande da Serra

Não resolveu!
Após denúncia neste Diário (Por mês: R$ 800, dia 22), a Sabesp mandou dois técnicos para fazer fiscalização em minha casa, na Rua Lazaro Rossi, bairro Assunção, em São Bernardo. No fim, deram a entender que tinha vazamento perto do cavalete do relógio e deveriam ser feitos reparos na válvula dos banheiros. Sendo assim, chamei encanador, que quebrou o piso da garagem e declarou que não havia nenhum vazamento na minha instalação, que eu deveria estar com problema de ar na entrada do relógio. Agora, continuo a pagar contas altíssimas e estou com o piso da garagem quebrado. Para eles, o problema é sempre nosso. Como fica o cidadão que paga altos impostos? Para a Sabesp, a falha nunca é dela. Só achei estranho que recebi telefonema da Sabesp dizendo que durante dois meses faria o favor de diminuir um pouco minha conta. Eu não quero favor! Quero solução!
Marlene Cidália Amaral Farias
São Bernardo
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;