Setecidades Titulo
Condomínio sofre com lixão clandestino em Sto.André
Renato Castroneves
Especial para o Diário
15/09/2010 | 07:47
Compartilhar notícia


Moradores dos 256 apartamentos do Condomínio New York, na Cidade São Jorge, em Santo André, convivem diariamente com descartes de lixo e entulho num barranco ao lado das residências. A sujeira acumulada no fim da Rua Soldado Dorival de Brito - área particular - provoca mau cheiro e a presença de ratos e cobras no entorno dos prédios.

A Prefeitura informou que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município irá notificar o proprietário para murar e limpar a área.

Segundo os moradores, os despejos são realizados, principalmente, nos inícios das manhãs e fins de tarde. "Todo dia vejo entre três e quatro caminhões de entulho descarregando as caçambas no terreno. Os moradores do bairro também têm hábito de depositar tudo naquela área", afirmou o zelador do condomínio New York, Sérgio Viana de Souza, 48.

O Diário permaneceu no local ontem de manhã por 30 minutos. Nesse período, quatro pessoas foram flagradas depositando sacos e caixas de lixo no local. Do alto do morro, caixas d'água, entulho de construção, peças de roupa, vasos sanitários, sacos de lixo e restos de comida compõe a vista das pessoas que moram nos prédios da parte posterior do condomínio.

Outros dois pontos de concentração de lixo ao ar livre tornam a região suja. Na esquina das ruas Alagoas e Pernambuco, um terreno vazio acumula diversas caixas de madeira. A vegetação queimada e o grande acúmulo de cinzas indicam a realização de queimadas.

Alessandra Lopes Siqueira, 34, mora no Condomínio New York há quatro anos. Ela disse que a Prefeitura de Santo André foi avisada do problema "diversas" vezes, mas nada foi feito. "Eles (Prefeitura) dizem que não podem fazer nada porque a área é particular", afirmou.

Para a moradora, a temporada de baixa umidade e calor aumenta ainda mais a sensação de desconforto. "O cheiro que entra nos apartamentos é horrível. Além disso, o que aparece de mosquitos quando esquenta é absurdo", contou.

Onde reclamar - O trabalho de fiscalização na cidade é realizado pelas equipes da Gerência de Controle Ambiental e do Departamento de Resíduos Sólidos. As pessoas interessadas em denunciar o despejo de lixo em áreas ilegais devem ligar para o telefone 115.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;