Setecidades Titulo
Mesmo sem sede, é necessário beber água no inverno
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
04/08/2001 | 18:41
Compartilhar notícia


A preferência por bebidas quentes no inverno leva muitas pessoas a deixar de lado o hábito de beber água, um descuido que pode trazer ao organismo sérios problemas e provocar até desidratação. Mesmo com a ausência de sede, é recomendável tomar pelo menos 1,5 litro de água diariamente. Para esportistas, a atenção deve ser redobrada: meio litro antes de iniciar a atividade física e doses de 250 ml a cada 15 minutos da prática.

Segundo o clínico-geral do Hospital das Clínicas em São Paulo Arnaldo Lichtenstein, as necessidades de água para manter o metabolismo do corpo normal são iguais no verão e no inverno. “A única diferença é que, no calor, a transpiração é mais intensa, o que nos obriga a tomar um pouco mais de água para repor o líquido perdido. Quem deixa de beber pode ter complicações renais ou mesmo uma desidratação.”

E quando se fala em água, Lichtenstein afirma que qualquer líquido é bem-vindo para facilitar o funcionamento dos rins. Frutas, sucos, café, chás e até mesmo refrigerantes são recomendados. No entanto, pelo menos dois copos de água filtrada devem entrar obrigatoriamente no cardápio diário.

“Quem optar por refrigerantes pode ter uma surpresa desagradável no fim da estação. São bebidas calóricas que, apesar de não causarem danos aos rins, podem contribuir para trazer uns quilinhos a mais”, disse.

No caso dos chás e café, que não têm muitas calorias, pessoas com problemas de estômago devem ficar atentas a casos de ingestão em demasia. “Essas bebidas têm cafeína, o que não é bom para pessoas com problemas cardíacos ou estomacais.”

Garrafinha – Avessa ao costume de beber água, a professora de ginástica Raquel Melo, 27 anos, resolveu há um mês criar o hábito de tomar pelo menos dois litros de água diariamente. Antes da decisão, costumava ingerir apenas meio litro por dia. “Como não gosto de água, tenho sempre de levar comigo uma garrafinha. Percebi que a minha pele melhorou, assim como o funcionamento do meu intestino. Nas atividades físicas, passei a transpirar mais e a eliminar toxinas que antes ficavam retidas no meu organismo. Além disso, a água ajuda a queimar gordura”, disse.

A necessidade de tomar água no inverno é ainda maior para crianças de até 2 anos. Para especialistas, o ideal é ingerir quatro copos de água por dia. “Idosos e obesos, que têm tendência a adquirir água por meio de alimentos, também ficam mais expostos à desidratação nessa época”, afirmou o clínico-geral da Neomater Paulo Bortolotti.

Segundo ele, portadores de anemia falciforme – doença hereditária mais freqüente na população negra – e de problemas renais precisam beber água em uma quantidade maior para também evitar problemas de desidratação. “Um paciente, nesse caso, tem de administrar com atenção a ingestão de água porque no inverno a sede diminui consideravelmente”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;