Memória Titulo Memória
Álbuns familiares

No primeiro semestre a cronista Didi Bellinghausen Coppini distribuiu esta foto...

Ademir Medici
25/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


No primeiro semestre a cronista Didi Bellinghausen Coppini distribuiu esta foto dos atiradores do TG (Tiro de Guerra) de São Bernardo, provavelmente dos anos 1950. O objetivo era o de identificar o maior número de jovens de uma ação que se passou há quase 60 anos.

E não é que o TG tem os nomes de todos!

Quem nos lembrou disso foi o advogado José Carlos Soares de Oliveira, encaminhando-nos uma listagem dos atiradores, ano a ano, de uma publicação do TG 02-078 referente a 2004. Valioso documento.

Mas, de que ano seria a foto que a Didi divulgou? Lembramos da construção da fábrica Volkswagen, em 1951, e de uma foto semelhante. Daí arriscarmos: seria 1956? Estariam os atiradores na mesma elevação onde posaram trabalhadores que erigiram os primeiros pavilhões da Volks?

Pelo sim, pelo não, vai lá. Em 1956, foram estes os jovens batateiros que serviram o TG no tempo do sargento Barreto. O quartel ficava na Marechal Deodoro, altura da Rua Silva Jardim.

TURMA 1956

- A lista é extensa. Por ordem alfabética, o primeiro nome é o de Achiles Gasparini, seguido por Acurcio José dos Santos, Adail Correa, Adão da Silva e todos os demais.

- Alguns sobrenomes são por demais conhecidos: Ferro, Negri, Mastrocola, Rossi, Colombo, Morelatto, Coradi, Pelosini, Poiani, Batistini, Brochin, Zanin, Ferrarezi, Lalli, Della Barba, Barsotti, Bassoli, Jacobucci, Zanineli, Sabatini, Gambini, Marsura.

- Reny Serafim Bueno, de família originária dos tempos da Freguesia de São Bernardo, ainda no século 19.

- André Avelino Coelho, advogado em plena atividade, secretário municipal em várias cidades, o criador do semanário Notícias do Município, leitor assíduo de Memória.

- Delasir Lotto, antigo colaborador desta página Memória.

- Jerson Barbosa, antigo servidor municipal, o que redigia os discursos para ocasiões especiais dos nossos prefeitos.

- Osmar Franco, também advogado, que fez carreira no poder público e hoje mantém escritório próprio.

- Vários filhos de famílias japonesas, como Massae Omae, Fumio Maruyama e Tukio Mury.

- João Antonio Campanha, Minoro Yagi, Orlando Scantamburlo e Júlio Bodra, todos com raízes no bairro Assunção.

- Filhos de imigrantes e migrantes, muitos nascidos em São Bernardo outros que vieram de fora. Tinham 18, 19 anos. Hoje estão na faixa dos 70, beirando os 80 anos. Quantas histórias a contar. Testemunhos de uma época em que a Vila – imaginem! – caminhava para ser metrópole.

News Seller há 50 anos

Domingo, 25 de outubro de 1964 – ano 7, nº 338

Manchete – Estudantes querem universidade para Santo André. Criado o MEPU (Movimento Estudantil Pró-Universidade)

São Bernardo – Inaugurado o primeiro pavilhão construído pelo Lar da Criança Emmanuel.

Futebol – EC São Bernardo 6, Vila Baeta FC 4. E o Esporte sagra-se campeão da série Hygino de Lima, a principal da cidade.

São Bernardo: Ataíde, Romano e Geta, Bil, Waldir e Zanini, Dinho, Scarpelli, Ponce, Wilson e Odilon.

Baeta: Adriano (Tião), Luiz e Colombo, Alvimar, Lorena e Nelson, Jair, Zezo, Oripes, Salum e Negri.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 25 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5650

Manchete – Assembleias se definem e Tancredo leva vantagens.

Grande ABC – Trólebus é segunda prioridade para 1985.

Diadema – Imóveis ameaçam desabar e são interditados.

Paranapiacaba – Passeio à vila ferroviária, aventura de 313 crianças. Primeira viagem de trem promovido pelo Departamento de Educação, Cultura e Esportes de São Caetano. Participam alunos de três escolas municipais. Reportagem de Claudia Muller.

Em 25 de outubro de...

1884 – Decreto imperial assinado por Dom Pedro II implanta os cursos odontológicos no Brasil.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: vitória belga em Nieuport; os russos assumem a ofensiva geral, atravessando a Vistula; aos alemães preparam-se para deixar Antuérpia.

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Casa Branca, elevado a município em 1841, quando se separa de Mogi Mirim; Penápolis, elevado a município em 1913, quando se separa de Bauru; e Flórida Paulista, elevado a município em 1949, quando se separa de Lucélia.

Santos do dia

- Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, Frei Galvão (Guaratinguetá, SP, 1739 – São Paulo, SP, 1822). O primeiro santo brasileiro.

- Baltazar de Chiavari

- Crispim

- Crispiniano

Hoje

- Dia da Democracia

- Dia da Saúde Dentária

- Dia do Cirurgião-Dentista

- Dia do Sapateiro

- Dia Mundial do Macarrão

- Dia dos Profissionais da Construção Civil

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Curiosidades sobre os colecionadores de moedas. Marilyn Monroe, o símbolo sexual mais conhecido de todos os tempos – o mito que até hoje tem fãs pelo mundo inteiro. Os atores, atrizes e histórias que fizeram sucesso nas radionovelas da Rádio Nacional. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Presença ao vivo de Vera Emilia Teruel, presidente da Associação Viva Melhor, que trata de mulheres com câncer de mama. Em pauta, o Outono Rosa. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9).</CF> Memória. 50 anos em 5. A história de Juscelino Kubitscheck em três programas. Nesta segunda audição, JK presidente, empossado em 31-1-1956.

Um de seus primeiros atos foi a criação do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), subordinado ao Conselho do Desenvolvimento e presidido pelo almirante Lúcio Meira.

Ao GEIA não cabia homologar os automóveis, mas, como descrito no artigo 1o do decreto, “Estabelecer normas diretoras para a criação da Indústria Automobilística Brasileira”.

O foco do GEIA, portanto, era definir as diretrizes básicas referentes à implantação dessa indústria no Brasil.

Outro decreto, assinado semanas depois, criou a Novacap, empresa de economia mista responsável pela elaboração e viabilização dos projetos urbanísticos para a construção de Brasília.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;