Setecidades Titulo
Sem acertar contas, subvenção atrasa
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
12/02/2011 | 07:39
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A novela se repete em São Bernardo: há menos de um mês do Carnaval, metade das oito escolas de samba da cidade ainda não recebeu subvenção da Prefeitura. Para quem ganhou, o repasse chegou na última hora: a Mocidade Alegre de São Leopoldo e a União das Vilas ganharam os R$ 45 mil prometidos para as agremiações do Grupo 1 na semana passada. Já a Acadêmicos de Vila Vivaldi e a Camisa Vermelha e Branca, receberam apenas nesta semana.

A promessa da Prefeitura para o Carnaval 2011 era que o repasse seria entregue até dezembro. O problema é que as escolas não fizeram a prestação de contas dos gastos da folia de 2010 corretamente. Agora, estão correndo com a papelada para garantir o dinheiro do Carnaval.

Algumas nem começaram os preparativos para o desfile, que está marcado para o dia 6 de março, a partir das 18h, na Avenida Aldino Pinotti. "Não posso mais esperar. Vou sair para comprar os materiais com dinheiro do bolso", disse o presidente da Gaviões do Morro, Edson Nascimento Costa.

A presidente da Rosas Negras, Maria da Conceição Rodrigues do Amaral, a Conché, afirmou estar com a documentação pronta e à espera da administração. "Vamos ter de lutar para fazer tudo a tempo", afirmou. A escola ainda foi prejudicada pela enchente que atingiu o barracão improvisado no Conjunto Habitacional Granja Ito, no bairro Cooperativa. A Estação Primeira de Baeta Neves e a Renascente de São Bernardo também esperam a subvenção no máximo até a semana que vem.

DESORGANIZAÇÃO
Segundo a presidente da União Cultural das Escolas de Samba de São Bernardo, Natalina Paronetti, a Gaviões do Morro e a Rosas Negras devem ser as próximas escolas a receber a subvenção.

"O problema é o seguinte: se você compra um fogão e não paga, consegue comprar uma geladeira? Com a subvenção é a mesma coisa: se a escola não presta contas do que gastou, como quer ter o dinheiro de novo?"

Para Natalina, as agremiações precisam se organizar melhor no próximo ano. O presidente da Camisa Vermelha e Branca, Marcelo Silva de Verçosa, porém, afirmou que a escola entregou a prestação de contas em maio do ano passado, dentro do prazo.

"A Prefeitura só avisou a gente que faltavam documentos em novembro. Isso prejudica o andamento do Carnaval", reclamou.

A administração esclareceu que as subvenções estão disponíveis desde 15 outubro, mas a liberação do repasse é condicionada à prestação de contas. O prazo para entrega das prestações de contas era até 31 maio de 2010, mas muitas foram devolvidas porque faltaram esclarecimentos.

Concurso de marchinhas resgata o passado

Apaixonado pelas marchinhas do Carnaval de São Luís do Paraitinga, João Antonio Ramos quer reviver o encanto do Carnaval dos anos 1950 em Ribeirão Pires. Para isso, está organizando um concurso de marchinhas. "Queremos trazer de volta o Carnaval de família, aquele dos anos 1950".

As inscrições vão até o dia 20 e, segundo Ramos, já há cerca de dez grupos da região inscritos. As eliminatórias serão realizadas nos dias 20 e 21 de fevereiro, com apresentação de dez músicas por dia, interpretadas pelas bandas contratadas pela Prefeitura de de Ribeirão Pires. Ao final da última eliminatória, o júri divulgará as dez músicas escolhidas para a final, que acontecerá no dia 4 de março.

BLOCO DAS MOCRÉIAS
Destinado a um outro público, no dia 27, sai às ruas de Ribeirão o bloco dos homens travestidos de mulheres - também tradicional na cidade. O bloco começou nos anos 1970, em um sábado de Carnaval, em bar da Vila Aurora, quando alguns amigos se fantasiaram para se divertir. Atualmente, a festa atrai cerca de 60 mil pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;