Setecidades Titulo
Descarte irregular de lixo avança em Sto.André
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
12/04/2009 | 07:41
Compartilhar notícia


Um espaço vazio, sem vizinhos muito próximos transforma-se no lugar ideal para que, de uma hora para outra, comece a se juntar lixo. Não é à toa que Santo André possui 123 pontos de descarte irregular de resíduos, segundo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Os materiais chegam a esses pequenos aterros clandestinos das mais diversas formas. Dia e noite carroceiros - pagos por terceiros para darem fim aos detritos -, carros e caminhões despejam restos de tijolos, telhas, móveis velhos, lâmpadas e eletrodomésticos quebrados, madeira, pneus, isopor, pilhas, baterias e até mesmo lixo orgânico.

O descaso e a irresponsabilidade se estendem à população de municípios vizinhos, como São Caetano, Mauá e São Paulo, que também leva entulho e outros materiais a Santo André.

Poucos minutos bastaram para que o Diário flagrasse uma pessoa jogando resíduos na Avenida Firestone. O intenso movimento da via não intimidou o homem que cometia a irregularidade. "A máquina limpa hoje e daqui a pouco está tudo cheio de novo", disse um segurança de uma empresa que não quis se identificar. "Colocaram a caçamba, mas não adiantou nada."

Em alguns casos a quantidade de lixo é tão grande que calçadas e ruas ficam tomadas, impossibilitando a passagem de pedestres e veículos. O problema agrava-se quando o depósito irregular está próximo às áreas de proteção permanente, como córregos. Quando chove, a sujeira segue para o riacho, o escoamento de água fica prejudicado, facilitando a ocorrência de enchentes.

A gerente de controle ambiental do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, Miriam Márcia de Paula, explica ainda que esse mesmo lixo propicia a proliferação de animais causadores de doenças, entre eles, mosquitos e ratos.

Ações - Para combater o problema, o Semasa intensificou a fiscalização em áreas de proteção permanente. A primeira ação ocorreu na Rua Erechim, na qual oito pessoas foram autuadas e outras quatro advertidas. Na ocasião, foram retirados 50 caminhões com materiais do local. Acontecerão outras iniciativas semelhantes no município.

A multa para quem descarta materiais irregularmente varia de R$ 106,50 a R$ 21.300, de acordo com o tipo de resíduos descartados. Além disso, o veículo que transporta o lixo é apreendido.

"O ser humano precisa rever seus conceitos. Refletir sobre os resíduos e se preocupar com a destinação final. A população precisa ter consciência de que gera resíduos e que é responsável até o destino final. Devemos adotar ações para destinar nosso lixo adequadamente", afirma Miriam.

O Semasa disponibiliza gratuitamente aos munícipes 14 Estações de Coleta que funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. Nesses locais podem ser entregues materiais recicláveis, móveis e eletrodomésticos, entulho de pequenas reformas e madeiras, poda de jardim, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias de uso doméstico, lâmpadas fluorescentes e incandescentes domiciliares e isopor; tudo em até 10 sacos de 100 litros. Para os próximos meses, estão previstas as inaugurações de outros dois espaços. Mais informações pelo telefone: 115.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;