Setecidades Titulo
Diadema lança guia contra violência
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
25/04/2009 | 09:33
Compartilhar notícia


O Conviva (Núcleo de Promoção à Saúde e Prevenção de Violências), da Secretaria de Saúde de Diadema, lançou na última sexta-feira um boletim com dados epidemiológicos sobre violência e acidente e o guia de serviços Tecendo a Rede de Atenção às Situações de Violência, voltado a profissionais que atendem situações de emergência.

Os materiais foram apresentados durante o 1º Seminário de Prevenção de Violências e Promoção à Saúde, que teve a participação de especialistas e representantes do Ministério da Justiça, da USP (Universidade de São Paulo) e da Ravis (Rede de Assistência à Violência Sexual).

O boletim apresenta taxas de mortalidade no período de 1999 a 2006 a partir de dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, um levantamento realizado em 2007 pelo Conviva em serviços de urgência e emergência de Diadema e os casos notificados de violência encaminhados ao núcleo entre agosto de 2006 e julho de 2008. "Os dados são importantes no planejamento de ações para enfrentar e prevenir a violência", explicou Karina Morelli, coordenadora do Conviva.

Já o guia traz os serviços disponíveis no município que oferecem assistência a moradores que estiveram ou estão envolvidos em alguma situação de violência, procedimentos, contatos e endereços de atendimento. "O material auxiliará profissionais de Saúde na assistência integral a essas pessoas", afirmou Karina.

A ex-secretária de Defesa Social de Diadema Regina Miki, atualmente no Ministério da Justiça, esteve no seminário e defendeu que políticas públicas estruturadas seriam soluções para os problemas de violência. "Não adianta fazer lei sem estudo e achar que vai resolver a situação da criminalidade. Toda medida restritiva precisa ter apoio, mas no Brasil é mais fácil criar leis do que implementar políticas públicas."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;