Setecidades Titulo Comemoração
Hospital leva festa a crianças internadas

Em Santo André, Dr. Christóvão da Gama celebrou o mês especial com os pequenos pacientes

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
09/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Onde tem criança, tem de haver alegria, e por que no hospital seria diferente? Para celebrar o mês dos pequeninos, o Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, na Vila Assunção, em Santo André, promoveu na tarde de ontem uma festa especial para as 12 crianças internadas na ala pediátrica da unidade. O evento é realizado há 20 anos, sempre em outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças, que será no domingo.

A atividade teve tudo o que a garotada tem direito: decoração colorida, mesa repleta de guloseimas cuidadosamente elaboradas pela equipe de nutricionistas, presentes e animação garantida por uma dupla de estagiários do setor de Psicologia, responsáveis pelas brincadeiras.

“Trazer o mundo infantil para dentro do hospital, com um espaço para brincar e interagir com as outras crianças, torna a situação menos tensa, menos dolorida”, disse a coordenadora de Psicologia e serviço social do hospital, Márcia Haideé Tardini.

A fala da especialista se comprovou nos rostinhos felizes da criançada. Maria Luisa Antoneli, 6 anos, deu entrada ontem no hospital para fazer endoscopia. Segundo a mãe, Edilaine Antoneli, 38, a garota estava assustada até o momento em que encontrou o ambiente especial montado para ela. “Quando chegamos e comentaram sobre a festa, ela falou: ‘Que legal, o hospital é divertido’”, afirmou. “Estou gostando de todas as brincadeiras”, garantiu a menina.

Há oito dias no hospital para tratamento de pneumonia, o pequeno Pietro Campos Macauba, 2, já havia recebido alta, mas não queria saber de ir embora. “O pai dele falou para irmos para casa e ele respondeu que não, que queria ficar brincando”, disse a consultora Nádia Perlini Campos, 34, enquanto observava, com alegria, a movimentação do filho.

A enfermeira Maxiline Amex Macal, 38, listou os benefícios que a ação proporciona. “Auxilia na parte emocional, psicológica, e, consequentemente, na melhora do quadro de saúde das crianças. Elas ficam mais alegres e conseguem entender melhor o porquê de estarem aqui.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;