Setecidades Titulo Concurso
Oitava palestra do Desafio aborda saúde do coração

Estudantes de Ribeirão Pires recebem orientação do cardiologista Cleber Mazzaro

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A tarefa do cardiologista do Hospital Brasil, da Rede D’or, Cleber Mazzaro, que será realizada na tarde de hoje, será conscientizar estudantes da EE Professora Maria Pastana Menato, no Jardim Santa Luzia, em Diadema, sobre a importância de iniciar a prática de hábitos saudáveis de vida o quanto antes.

A palestra, com duração prevista de cerca de uma hora, será a oitava das 14 programadas pela oitava edição do Desafio de Redação. Neste ano, o concurso literário promovido pelo Diário estimula os jovens a escreverem sobre o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

Um dos enfoques do especialista será mostrar aos alunos que a alimentação saudável ajuda na prevenção de problemas como hipertensão e diabetes, além das temidas doenças cardiovasculares. “Temos de mudar o estilo de vida imposto pelo século 21, que nos estimula a comer mal e rápido”, destaca.

Entre as mudanças propostas pelo especialista, destaque para a substituição das chamadas junk food (comida lixo na tradução literal do inglês), preferidas de muitos jovens, por alimentos com pouco sódio e gordura. “A obesidade é um dos principais problemas atuais e estimula o aumento da pressão arterial”, destaca Mazzaro.

Em contrapartida, o médico do Hospital Brasil recomenda o início da prática de exercícios físicos o quanto antes. “Quando começamos desde pequenos temos mais chances de manter e chegar à velhice de uma maneira tranquila e com saúde”, comenta.

Outro tema abordado no evento será os efeitos nocivos do tabagismo para o coração. Além de ser a principal causa de morte evitável do mundo, o consumo de cigarro também indica que os fumantes têm cinco vezes mais chances de infartar e duas vezes mais chances de ter derrame cerebral. São cerca de 12 mil óbitos anuais no Brasil. O fumo também é responsável por doenças na boca, traqueia e coração.

O álcool em excesso também ganhará espaço na palestra, tendo em vista que causa cirrose e câncer.

A oitava edição do Desafio de Redação é promovida pelo Diário, correalizada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil.

Alunos defendem direito de protestar

Na última semana do Desafio de Redação, estudantes de Mauá escrevem sobre o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro. Entre os assuntos abordados estão o direito de protestar, a atuação da polícia a favor da população e a condição estrutural das escolas, que estão sujas, com salas úmidas, carteiras quebradas, entre outras falhas que prejudicam os estudos.

Ser mais ativo socialmente, mudar o comportamento e o pensamento são maneiras de alterar a realidade que vivemos. Para o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da EE Professora Sada Umeizawa, no bairro Santa Cecília, Isaac Araújo da Silva, 15 anos, é necessário que a população se movimente e corra atrás dos objetivos. “Se para conseguir algo é preciso fazer manifestações, então é isso o que o povo deve fazer. É preciso cobrar os governantes, ficar de olho na corrupção, pois a melhor qualidade dos hospitais e escolas vem do imposto pago pela sociedade”, disse Isaac.

Os alunos questionam a ação policial durante as manifestações. Para eles, é necessário primeiro melhorar o policiamento no dia a dia e depois procurar uma forma de consolidar a boa convivência entre a população e os policiais.

Outro assunto em pauta foi a condição das escolas. Para Francieli Pereira de Souza, 13, se a instituição de ensino não tem estrutura, o estudante não aprende. “Para no futuro termos bons médicos, primeiro precisamos melhorar o estudo. Como vamos entrar em uma faculdade se o ensino público está horrível?”

“Ainda há esperança. É preciso investimento público para que possamos ter a mesma qualidade na educação”, disse o aluno do 1º ano do Ensino Médio Matheus Gomes Bezerra, 15. (Renata Rocha - Especial para o Diário)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;