Setecidades Titulo Patrimônio
Fórum propõe reconstruir antiga vila

Réplica de Santo André da Borda do Campo seria erguida perto da Capela do Pilar, em Ribeirão

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
30/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O 1º Fórum Nacional de História Indígena Arandú (sabedoria indígena, em tupi guarani), realizado no sábado em Ribeirão Pires, propôs a construção de réplica da antiga Vila de Santo André da Borda do Campo, fundada em 1553. A ideia, que partiu do historiador indígena e cacique Robson Miguel, é erguer casas de taipa semelhantes às da época em terreno localizado na parte baixa da Capela do Pilar, onde, conforme sua tese, teria sido a localização do povoamento comandado pelo português João Ramalho.

"Levaremos a proposta para a Prefeitura para que seja feita para o ano que vem, durante as comemorações dos 300 anos da Capela do Pilar", afirmou Miguel. A capela foi erguida em 1714 e é uma das mais antigas do Grande ABC, tombada inclusive pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), do governo estadual.

Conforme a teoria do cacique, que é mais conhecido por ser o violonista número um do ranking mundial, o povoamento estaria localizado próximo à capela por se tratar da borda do campo, ou caaguaçu, como os indígenas chamavam a região. Além desta tese, Miguel também estuda a possível origem indígena do cemitério localizado atrás da capela, que foi tema da Festa do Pilar de 2011.

A linguagem ágrafa dos povos indígenas, que transmitem o conhecimento de forma oral, e a maneira como nomeiam as coisas com detalhes que as identificam, também foi abordada durante o fórum, divido em quatro mesas de debates. Os cerca de 50 presentes ao evento, realizado no Castelo de Robson Miguel, discutiram ainda teorias sobre as trilhas indígenas do Peabirú, a história do padre Leonardo Nunes Abarebebé (homem voador), João Ramalho, Bartira, Tibiriçá, Caiuby e Piqueroby, bem como a polêmica localização de Santo André da Borda do Campo.

O evento contou com a participação do museólogo e integrante do IHGSP (Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo), Júlio Abe Wakahara, a índia Tikuna do Amazonas e presidente das mulheres indígenas do Brasil, We'e'na Miguel, o presidente interino do Conselho de Cultura de Ribeirão Pires, João Antonio Ramos, entre outros.

O fórum atende à lei 11.645, de 2010, que determina o estudo da cultura indígena no País.

Caminho do Peabirú passa pelo Grande ABC

As trilhas indígenas do Peabirú, que ligavam o litoral paulista ao Peru, atravessando todo o País, foram intensamente debatidas durante o fórum. Os caminhos utilizados primeiramente por povos indígenas e depois por desbravadores passavam também pelo Grande ABC, mas se perderam diante do avanço das construções modernas.

O museólogo e arquiteto Júlio Abe Wakahara, um dos estudiosos do tema, afirmou durante o fórum que as trilhas eram utilizadas, principalmente, para visitas entre uma aldeia e outra. "O motivo era familiar. Os índios usavam esses caminhos para ir de uma aldeia a outra, para se comunicar, levar mensagens ou simplesmente visitar seus parentes."

ESPIRITUALIDADE

Já o historiador indígena e cacique Robson Miguel garantiu que um dos principais propósitos da construção do Caminho do Peabirú, que tinha cerca de 6.000 metros de extensão, foi a busca dos povos tupi-guarani pela Terra sem Mal.

"A espiritualidade e a fé são os únicos motivos fortes o bastante para fazer com que os indígenas, que não eram povos com características de construtores, utilizassem pedras para marcar parte do caminho que percorriam até o Peru, seguindo o Sol, que era o principal deus para esses povos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;