Esportes Titulo Colhendo frutos
Esperança para Copa S.Paulo de Juniores
Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
26/09/2011 | 07:43
Compartilhar notícia


Perto de completar sete de anos de história, o São Bernardo começa a colher frutos, especialmente das categorias de base. Depois de revelar atletas como os atacantes Diogo Acosta, Raul e Danielzinho - os dois últimos emprestados a equipes da Série B do Campeonato Brasileiro -, é a vez de o time sub-20 despontar, no Campeonato Paulista da categoria.

Na primeira fase, com adversários como Santos, equipe tradicional nas categorias de base, Palmeiras, Santo André e São Caetano, o Tigrinho se classificou em primeiro lugar, com apenas uma derrota em dez partidas. Na segunda etapa, o time manteve o ritmo e está a um empate na última rodada para garantir vaga na terceira fase.

Apesar do sonho em conquistar o Estadual, o principal objetivo está no próximo ano, precisamente em janeiro, quando a equipe participará da Copa São Paulo de Juniores. Do atual time titular sub-20, nove jogadores têm idade para disputar a Copinha - até 18 anos -, torneio que tem mais visibilidade.

O diretor das categorias de base do São Bernardo, Edson Boaro, recordou que o trabalho começou faz algum tempo, mas somente agora o resultado apareceu. "Na base demora em média três anos para colher frutos de um trabalho. Nesse período, sofremos algumas pancadas, mas hoje o time sub-20 é destaque", ressaltou o dirigente.

Segundo Boaro, o grande segredo é a seriedade no trabalho. "Temos de ser profissionais, sem nepotismo, como existe em alguns clubes. Nosso objetivo é alimentar o profissional para que cada vez mais possamos contratar menos para o time principal. Isso significa economia com reforços", explicou.

O técnico Souza ressaltou que não tem complicação trabalhar com os jovens porque eles ficam sempre motivados. "Como não estão no auge, eles são determinados a conseguir espaço no profissional", justificou o treinador que, por algumas vezes, enfrenta situações de desobediência. "Isso faz parte da idade, de se rebelar contra todos, mas não há problema. A gente conversa com eles e explica como é preciso agir", frisou.

Souza aproveitou para refutar a ideia de que a boa campanha do sub-20 do Tigre ajuda a apagar a eliminação do time principal do Grêmio Mauaense - administrado pelo São Bernardo - na primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. "Lógico que ficamos frustrados, chateados...mas não tem nada a ver uma coisa com a outra", garantiu o treinador, que não enxerga diferenças nos trabalhos. "Exceto a idade, o trabalho é igual, com a satisfação de participar da evolução do jogador."

Experiência do profissional a serviço da base

Uma das grandes promessas do São Bernardo é o atacante Soares, 18 anos. Artilheiro da equipe sub-20 com sete gols, ele defendeu o time principal no Campeonato Paulista, mas não recebeu oportunidade, sendo relacionado apenas para algumas partidas.

Então, a diretoria preferiu descê-lo para ter ritmo de jogo. "Fiquei até mais feliz porque todo jogador quer estar em campo. Aqui (no time sub-20) tenho mais chances", destacou Soares. "O bom é que senti como é o clima de um estádio lotado, pressão da torcida. É maravilhoso."

Segundo ele, os jogadores mais velhos o ajudaram bastante. "Até quando desci para o sub-20, vieram falar comigo para não desanimar. Isso me deu força."

Agora, Soares espera realizar bom Campeonato Paulista Sub-20 para voltar ao profissional. "Quero estar no elenco da Série A-2 do Paulista no ano que vem. Meu sonho é ajudar o time a retornar à elite do Estado, lugar de onde não deveria ter saído", destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;