Cultura & Lazer Titulo Em S.Bernardo
Exposições complementam espaço da Felit
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
11/08/2011 | 08:20
Compartilhar notícia


Além de contar com um sem número de novidades do mercado editorial infantojuvenil, a Felit (Feira Literária de São Bernardo) também apresenta exposições. As diferentes mostras temáticas contam com informações sobre assuntos e escritores que, pelo jeito, chamam mais a atenção dos adultos do que do público infantil.

Alguns espaços montados no Pavilhão Vera Cruz homenageiam famosos autores em seus nomes. Entre os brasileiros, destaque para Monteiro Lobato (1882-1948). Considerado o maior escritor de literatura infantil do País, iniciou sua respeitada trajetória na área com A Menina do Narizinho Vermelho, na década de 1920, que serviu como embrião para Sítio do Pica Pau Amarelo.

Outra mostra é baseada na escritora e dramaturga Maria Clara Machado (1921-2001). Parte de suas 24 peças infantia podem ser encontradas no local e ganham narração, em diversos horários. "Tinha mais contato com ela por meio do teatro e não dos seus textos. É um universo muito particular na qual ela nacionaliza algumas coisas que estou conhecendo agora na feira", diz o monitor Francisco Elmo, que chega a apresentar aos grupos de crianças cerca de dez histórias por dia.

A vida e o trabalho do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) também são lembrados. O impacto do autor com títulos como o clássico mundial O Patinho Feio é tamanho que ele é tido como o responsável por fazer a literatura infantil ser considerada uma expressão artística respeitável.

A diversidade cultural é festejada na pequena exposição Países Africanos de Língua Portuguesa, com curiosidades sobre lugares como Cabo Verde, Angola e Moçambique. "Adoro literatura e gosto de ver a cultura de outros países. Acho até que me distraio mais com as exposições do que com os próprios livros", afirma a assistente social Débora Giolo.

Entre mostras, vendas de livros, lançamento de títulos e apresentações especiais, a Felit segue até domingo, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e de sábado e domingo, das 10h às 21h. A entrada custa R$ 2.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;