Economia Titulo Diálogo
Galípolo: discussão sobre a PEC do BC, agora, é sobre entender qual é o texto de consenso

Além disso, o presidente do BC citou que houve declarações favoráveis à PEC não só do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto por parte de outros ministros

Estadão Conteúdo
26/06/2025 | 16:29
Compartilhar notícia
FOTO: Roque de Sá/Agência Senado
FOTO: Roque de Sá/Agência Senado Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

ouça este conteúdo

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira, 26, que o momento atual em relação a mais um passo na autonomia da instituição é entender qual o texto de consenso entre todas as partes envolvidas em relação à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 65. Ele afirmou em entrevista coletiva para comentar o Relatório de Política Monetária (RPM) do segundo trimestre que continua a dialogar sobre o tema com o Legislativo e que as conversas têm avançado "muito bem".

"Agora é uma discussão muito mais de a gente entender qual é o texto que consegue ser contemplado, de limite, de consenso, possível entre os diversos atores e lados", comentou Galípolo.

Além disso, o presidente do BC citou que houve declarações favoráveis à PEC não só do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto por parte de outros ministros. Inicialmente, o PT era contra a conceder mais autonomia - agora financeira e administrativa - à autoridade monetária.

LEIA TAMBÉM:

Galípolo: BC quer entender razões da desancoragem para endereçar o problema de forma eficiente

Mais forte que isso, muitos agentes do governo não queriam ver avanço durante a gestão do antecessor de Galípolo no comando do BC, Roberto Campos Neto, que foi indicado para o cargo pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro.

"As conversas têm avançado muito bem. Diversos ministros estão envolvidos no processo", relatou, acrescentando que o papel do Banco Central neste momento é de apoio no diálogo com questões técnicas. "Todas as vezes que ele (BC) é demandado, a gente segue fazendo esse diálogo. Mas já tivemos ali declarações favoráveis do próprio ministro Haddad, de outros ministros, de senadores", citou.

LEIA TAMBÉM:

Galípolo: BC segue demandando mais informações para avaliar operação entre BRB e Master




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;