ouça este conteúdo
|
readme
|
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) divulgou nota comentando o avanço de 1,4% do PIB no 1º trimestre de 2025, divulgado nesta sexta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pasta considerou o resultado positivo, destacou o crescimento contínuo desde 2021 e o desempenho do agro, além da elevação da taxa de investimento.
O resultado do PIB veio abaixo da mediana das estimativas do mercado financeiro, de avanço de 1,5%, com intervalo entre 0,4% e 1,8%, segundo o Projeções Broadcast.
"O resultado do PIB do 1º trimestre de 2025 foi positivo, com taxas de crescimento positivas desde o terceiro trimestre de 2021. O crescimento da Agropecuária foi o destaque no lado da oferta, compensando a queda observada no último trimestre do ano anterior", diz a Pasta.
Do ponto de vista da demanda, o MPO destacou que todos os componentes registraram variação positiva. A elevação do investimento, frisou, tem expansão positiva por seis trimestres consecutivos, "o que fez com que a taxa de investimento da economia brasileira atingisse 17,8% do PIB, 1,1 p.p. acima da observada no mesmo período do ano anterior".
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.