Memória

Nascem a Praça e a Casa Erasmo Assumpção


O começo de novembro, após o Feriado de Finados, reserva um momento especial para a memória da cidade de Santo André: a inauguração oficial da Casa Erasmo Assumpção, no mesmo prédio do Ipes (Instituto de Projetos Educacionais e Sociais).

São dois espaços privados, voltados ao social, com um ingrediente a mais: nas proximidades, em Vila Vitória, está nascendo uma praça com o nome de Erasmo Assumpção, justa homenagem a um líder comunitário que se destacou em vários campos, inclusive junto à Sociedade Amigos de Vilas Unidas, a Savu. 

O projeto de lei que denomina Praça Erasmo Assumpção tramita na Câmara Municipal, numa iniciativa do vereador Eduardo Leite. O terreno não tinha denominação oficial. Fica na altura do número 106 da Rua Joana D’Arc, na Vila Vitória. 

O PATRONO

Erasmo Assumpção (Santo André, 1922-2006) pertence a uma família de esportistas do Grande ABC, de nomes como Paschoalino Assumpção, seu irmão mais velho, e de atletas com Noêmia e Matilde, Miguel e Antonino, que se destacaram esportivamente.

Erasmo também foi futebolista. Em 1941 foi convidado a jogar no time juvenil do São Paulo FC e em 1947 tornou-se profissional pelo Corinthians de Santo André. Casou-se com Joana Scheller, com quem teve cinco filhos: Márcio, Marília, Erasmo Filho, Rogério e Laerte.

INSTITUTO IPES

O Instituto de Projetos Educacionais e Sociais foi fundado em 7 de julho de 2010, à Rua Natividade 60, casa 1, iniciativa de Wilma Maria de Moraes. Entre suas atividades está a preocupação com os direitos da mulher.

Dona Terezinha, hoje com 90 anos, mãe de Wilma, já fazia trabalhos sociais, a exemplo do seu pai, Ignacio Baptista de Arruda Melo, em Altinho, Pernambuco. 

A família vive em Santo André desde 1960, quando Euclides Araujo de Moraes, o marido de dona Terezinha e pai de Wilma, veio trabalhar na Pirelli.

A preocupação com o social fez com que o Ipes estimulasse a criação da Casa Erasmo Assumpção, projeto prontamente assumido pelos descendentes, como o professor Erasmo Assumpção Filho.

CASA ERASMO ASSUMPÇÃO 

Será aberta com a Festa da Criança Pobre. E entre os demais projetos está o Natal Animal, em parceria com o Ipes.

O projeto é nobre. Em dezembro, animais abandonados ganharão um ‘lar temporário’, que poderá ser definitivo com a adoção e posse responsáveis. O interessado recebe orientação e um gato ou cachorro, com a esperança de ficarem com eles em definitivo.

O que inspirou o projeto Natal Animal foi o amor que Erasmo Assumpção dedicava aos gatos que adotava e cuidava.

SENDO ASSIM...

São muitas informações e ideias. Memória vai aos poucos se inteirando. Houve um tempo em que cada bairro, ou conjunto de bairros, tinha a sociedade amigos. Elas cumpriram, e bem, a missão. Santo André chegou a ter uma federação que abrigava e orientava as SABs. Tempo em que os bairros estavam se formando.

Hoje se conta nos dedos o número de entidades do gênero. Por isso é gratificante saber de projetos com o Ipes e Casa Erasmo Assumpção. Todo sucesso a eles.

Diário há 30 anos...

Domingo, 8 de outubro de 1989 – ano 32; edição nº 7191

Manchete – Batata contaminada adquirida foi ao consumidor. O coordenador de abastecimento da Prefeitura de Santo André, Sérgio Paganini, diz que a vigilância liberou as batatas vendidas na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado).

Imprensa – Diário do Grande ABC valoriza as cartas de leitores. A partir daquela data, a diagramação da seção de comentários e análises mudava na página 4.

A coluna Palavra do Leitor chegava à página dos editoriais.

Para o Diário, a opinião dos leitores é tão importante quanto à sua própria opinião ou a de seus articulistas.

Em 8 de outubro de...

1914 – I Guerra. Manchete do Estadão: os franceses reconquistam o terreno perdido entre Chaulnes e Roye; a navegação entre a Alemanha e a Dinamarca impedida pelas minas submarinas.

1919 – Jogo de futebol realizado no domingo, 5 de outubro: no campo do Brasil, o time dos Flaquer, em Santo André, Brasil 2, Lapa FC 0. O Brasil jogou com Longo, Gallo e Palmieri, Octávio (capitão), Eduardo e Sebastião, Cotita, Henrique, Paulo, Cantamessa e Pereira. Gols: Octavio Guazzeli (cobrando pênalti) e Paulo. Na preliminar, Lapa 1, Brasil 0.

Em Paranapiacaba jogaram Serrano AC e Florentina, de São Paulo.

Em São Caetano, São Caetano EC e Campos Elíseos, também da Capital.

1939 – II Guerra - O presidente Roosevelt estaria indicado para propor um armistício às nações beligerantes da Europa.

1969 – Chrysler do Brasil, com fábrica em São Bernardo, apresenta o automóvel Dodge Dart.

Regulamentada a profissão de jornalista.

1974 – O prefeito Ricardo Putz, de Diadema, inaugura a ampliação dos grupos escolares do Jardim das Nações e da Vila Alice.

Santos do dia

- São João Paulo II (Polônia, 1920 – Vaticano, 2005). 

- Papa. Eterno João de Deus. 

- Reparata

- Lourença

- Taís

Comentários


Veja Também


Nascem a Praça e a Casa Erasmo Assumpção

O começo de novembro, após o Feriado de Finados, reserva um momento especial para a memória da cidade de Santo André: a inauguração oficial da Casa Erasmo Assumpção, no mesmo prédio do Ipes (Instituto de Projetos Educacionais e Sociais).

São dois espaços privados, voltados ao social, c...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar