Cultura & Lazer Titulo
Simone comemora 50 anos com show e CD
Leonardo Blaz
Da Redaçao
07/06/2000 | 20:27
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

  O show Fica Comigo Esta Noite, de quinta a sábado no Credicard Hall, em Sao Paulo, é ao mesmo tempo uma comemoraçao e um presente que Simone resolveu se dar ao completar 50 anos no último Natal. "Na maior parte do tempo canto músicas que sempre gostei de cantar, mas que até entao nunca tinha apresentado ao público", conta. As cançoes se dividem basicamente em três temas: clássicos, representados por Sentimental Demais e Nervos de Aço; composiçoes da chamada nova geraçao da MPB - no caso Zeca Baleiro e Lenine -, como Lenha e Paciência; e antigos sucessos da intérprete.

Com quase 30 anos de carreira, a música tem sido presença constante na vida de Simone. "Sempre soube que tinha uma voz diferente", diz. Profissionalmente, a cantora tinha decidido se dedicar a outra paixao: o basquete. "Joguei em Sao Caetano e um pouco em Santo André quando vim da Bahia, com uns 17 ou 18 anos", lembra. "Era uma vida muito dura". A cantora se dividiu por cerca de três anos em um itinerário que incluía treinos em Sao Caetano, aulas numa faculdade em Santos e um emprego como professora de Educaçao Física no bairro paulistano de Santana.

A desgastante rotina só foi quebrada quando uma amiga da cantora a apresentou a um executivo da gravadora Odeon. "Fui jantar na casa dele, em Sao Bernardo, cantei, e assinei um contrato de quatro anos. Mas disse que só cantaria o que quisesse", conta. Simone soube que um dia se dedicaria realmente ao ofício. "Tinha certeza que iria cantar", diz. "Nao sabia como seria essa passagem, mas quando acontecesse, eu a agarraria".

O show Fica Comigo Esta Noite foi apresentado em janeiro no Rio. Simone é acompanhada por uma banda enxuta, de apenas seis músicos. A direçao ficou a cargo de Ney Matogrosso, amigo de longa data, e os figurinos sob responsabilidade do estilista sao-bernardense Ocimar Versolato.

Com o sucesso das apresentaçoes, a cantora foi convidada e estimulada a gravar um CD. O álbum nao traz músicas inéditas. "O inédito dele é eu cantando essas músicas", diz Simone.

O trabalho se distancia das baladas românticas que marcaram sua carreira nas décadas de 80 e 90. Mas Simone nega que isso seria sua volta à MPB. "Só porque gravei Michael Sullivan e Paulo Massadas eu saí da MPB?", questiona a cantora. "Nao tenho vergonha de nada que cantei ou gravei". No entanto, admite que há coisas que nao regravaria: "Cantei muito mal algumas cançoes".

Simone também acredita que há um preconceito contra baladas românticas. A maioria das músicas norte-americanas, em sua opiniao, apresentam letras "bobas" mas que sao consideradas legais, ao contrário da música brasileira que tem na melodia e na profundidade das letras suas coisas mais bonitas. "Mas há coisas que sao mais simples; e é difícil que as pessoas aceitem o simples. É simples dizer eu te amo, mas e pra dizer eu te amo?", pergunta.

Fica Comigo Esta Noite - Show de Simone. Quinta, às 21h30, sexta e sábado, às 22h. No Credicard Hall - av. das Naçoes Unidas, 17.995, Sao Paulo. Tel.: 5643-2500. Ingr.: de R$ 15 a R$ 70.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;