Cultura & Lazer Titulo
Murilo Benício descobre Hollywood
Patrícia Vilani
Da Redaçao
04/11/2000 | 17:06
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Um filme norte-americano, produzido pela 20th Century Fox, dirigido pela venezuelana Fina Torres, com roteiro da brasileira Vera Blasi e protagonizado pela espanhola Penelope Cruz. Sabor da Paixao, em cartaz na regiao e em Sao Paulo, é uma miscelânea, tanto nos créditos quanto na história. Também marca a estréia do ator Murilo Benício em filmes hollywoodianos, o primeiro de uma série de três, graças a um contrato assinado com o estúdio.

"É uma comédia romântica suave, na qual meu personagem aprende a ser homem da pior maneira possível: com a perda", conta Benício. Como Toninho, ele contracena com a belíssima Penelope, no papel de sua mulher, Isabella. A jovem, amargurada pela traiçao, parte para a Califórnia onde sonha ser chef de cozinha.

O filme se passa inicialmente na Bahia, onde moram os personagens, mas é todo falado em inglês. Segundo a diretora, ela procurou atingir um público universal, por meio de uma história narrativa. "É um conto de fadas, narrado pela amiga de Isabella, Mônica, o que explica a língua inglesa. E sendo ficçao, cabe tudo", explica Fina. Mônica é um travesti baiano radicado nos Estados Unidos e interpretado pelo ator Harrold Perrineau Jr.

A idéia inicial era de que Toninho também cantasse em inglês, segundo o produtor Alan Poul. "Mas as músicas de Tom Jobim ficam sem sentido em outro idioma. Preferimos manter o original e misturar as cançoes em português com o texto em inglês".

Sobre o elenco variado, Fina explica que encontrou a personagem Isabella na atriz espanhola. "Ela tinha todas as características, além da fama internacional, o que era imprescindível para um grande lançamento", conta. O filme, encaixado em plataforma de arte graças ao baixo orçamento, foi lançado em mil salas nos Estados Unidos; deixou a desejar nas áreas rurais, mas teve desempenho razoável nos grandes centros urbanos.

A idéia do roteiro - grande parte da trama é passada na cozinha, onde Isabella prepara pratos baianos à base de pimenta malagueta - surgiu da saudade da roteirista Vera do Brasil. Estudando em Nova York, ela começou a escrever de forma despretensiosa. Lembrou dos dotes culinários da mae, juntou com suas crises de enjôo (Isabella sofre de labirintite) e com a saudade do Brasil e exagerou um pouco. "O cinema nada mais é do que um exagero da vida", filosofa. "Todo o roteiro tirei de experiências pessoais, por isso ficou tao simples e original ao mesmo tempo".

Fina, por sua vez, se diz satisfeita com o resultado. "Consegui respeitar a idéia de Vera na tela. O mais legal do filme é que ele nao tem clichês. Clichê do Brasil é mulher de biquíni na praia de Copacabana", analisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;