Setecidades Titulo Segurança
Região tem alta nos registros de furto de veículos em abril

Dados da SSP indicam que passou de 761 para 793 a quantidade de ocorrências entre as sete cidades, variação de 4,2%

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
26/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Marcelo Camargo / Agência Brasil


 O furto de veículos teve alta de 4,2% no último mês em relação ao mesmo período do ano passado no Grande ABC – passou de 761 para 793 a quantidade de ocorrências. Os dados foram divulgados ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado.

Em contrapartida, os registros de homicídios, roubos e furtos em geral e roubo de veículos tiveram redução em abril na comparação com o mesmo mês de 2017. O principal destaque foi no homicídio, com 30% menos de vítimas do que no ano passado. Já os roubos em geral caíram em 9,05% (de 2.299 registros para 2.091) e os de veículos em 3,48% (de 804 para 776). O furto em geral teve leve variação negativa, de 0,86%.

De acordo com o capitão da PM (Polícia Militar) Alexandre João Salomão, porta-voz do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), os índices são resultados de atividades realizadas durante o mês. “Tivemos ações específicas, como a direcionada aos roubos de carga. Além disso, temos diariamente as operações Força Metropolitana e Cavalo de Aço. A redução nos índices é fruto destas ações diuturnas e ininterruptas, em todos os indicadores, o que acaba refletindo em uma redução constante”, diz.

O indicador de furto de veículos teve queda em quatro cidades, sendo a mais expressiva em Ribeirão Pires, com 42,86%. Porém, três delas registraram alta, a maior delas em Mauá, com 38,52%. “Já estamos trabalhando com mapeamento de horário e intensificação nos locais para inibir este crime. Para os próximos meses vamos continuar com as ações”, afirma o capitão.

O porta-voz destacou a redução no número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar). A quantidade de mortos caiu em quatro cidades, sendo em Mauá a maior variação – foram sete casos em abril do ano passado e nenhum neste ano. Em contrapartida, São Bernardo teve aumento de 500%, passando de um registro no ano passado para sete neste ano.

“Esta redução é resultado de trabalho conjunto do cidadão em denunciar e também do policiamento dos seis batalhões. Com a inteligência, a gente consegue fazer rotas, e intensificar o programa de policiamento, de acordo com os dados do nosso sistema”, afirmou o capitão, destacando que foram realizadas mais de 38 mil buscas de pessoas e 255 pessoas presas em flagrante durante o mês de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;