Setecidades Titulo Novo colapso
Leitos exclusivos para Covid em Ribeirão estão esgotados

Cidade já depende de vagas indicadas pelo Estado para atender pacientes contaminados

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
27/05/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que a cidade voltou a depender de vagas cedidas pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), do governo do Estado, para pacientes com Covid-19. Após o hospital de campanha ter atingido o colapso entre março e abril, quando 40 pessoas morreram à espera de leitos, o equipamento voltou a apresentar 95% de ocupação.

Na tarde de ontem, o prefeito Clovis Volpi (PL), ao lado do Secretário de Saúde Audrei Rocha, realizou live nas redes sociais para alertar a população da cidade. Dois pacientes, internados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia em estado gravíssimo, aguardam por vagas na Cross.

“Não vá à UPA por uma necessidade qualquer, você poderá estar sentado ao lado de pessoa contaminada (com o coronavírus)”, apelou o prefeito, que orientou as pessoas a buscar atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O hospital de campanha encontra-se com nove pacientes internados nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o que significa que não poderá receber mais pessoas em estado grave. Outros 16 pacientes estão no suporte ventilatório e 12, na enfermaria, totalizando 37 internados.

Na semana passada, Volpi já havia anunciado a suspensão do retorno das aulas presenciais na rede municipal, previsto para o dia 1º de junho, devido ao aumento no número de casos da doença.

BALANÇO

O Grande ABC chegou ontem ao total de 191.164 casos de Covid-19 e 7.830 mortes. As cidades reportaram 951 contaminações e 63 óbitos nos boletins enviados. Mais de 174 mil pessoas já se recuperaram. No Estado são 3.226.875 pessoas infectadas e 109.241 vítimas fatais. No Brasil, de acordo com o Ministério da Sáude, o número de contaminados é 16.274.695 e o de mortes, 454.429. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;