Setecidades Titulo Pronta
Santo André abre terceira de dez creches prometidas

Paulo Serra alega que cronograma se encontra em dia, com previsão de outras três ainda neste ano

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André, gerida por Paulo Serra (PSDB), inaugurou ontem a terceira creche de dez equipamentos prometidos nos mesmos moldes até o fim de 2020, incluídas no âmbito do programa Proinfância, do governo federal. Com presença de munícipes, se deu o lançamento da unidade denominada Guaratinguetá 2, no Jardim Alzira Franco, que sucedeu as entregas de obras do Cata Preta e Mirante 2, abertas também neste ano. O espaço terá capacidade para atendimento de 321 crianças, com idade entre zero e 3 anos.

Na área da nova creche está prevista ainda inauguração de outra unidade, com o nome de Guaratinguetá 1, ambas próximas à Emeief Manoel Campestrini. Para seguir a programação das sete restantes da lista, a proposta da administração é abrir as portas de mais três equipamentos até dezembro (Jardim Rina, Jardim Santo André 2 e Jorge Beretta, no Parque Erasmo) e quatro no ano que vem (Jardim Santo André 1, Mirante 1, Guaratinguetá 1 e Tamarutaca). “O cronograma está em dia, com cumprimento rigoroso dos prazos. Com a inauguração das sete, iremos conseguir zerar o deficit de vagas no município”, alegou Paulo Serra.

No cômputo do deficit, o número de crianças fora da creche na cidade em 2017 era de aproximadamente 5.000. “Reduzimos 1.500 vagas com o aumento de convênios e ampliação de unidades (existentes). Vamos zerar com as novas entregas”, completou o prefeito, referindo-se ao plano do governo. A região do Jardim Alzira Franco e Capuava, onde foi lançada a unidade de ontem, tem fila de 180. A demanda no local, contudo, deve ser elevada com a ida de cerca de 890 famílias, que deixaram o Gamboa, Jardim Cristiane e Morro do Kibon – o aumento efetivo tende a ser de 200 vagas. “Estamos planejando para que não haja deficit lá na frente, em dois, três anos.”

O investimento para construção de cada creche é de R$ 6 milhões, por meio do programa Proinfância, que estabelece ao Ministério da Educação a responsabilidade por 75% dos gastos das unidades, ficando a cargo do município os 25% restantes, como forma de compensação financeira. O custeio posterior dos equipamentos é atribuição da cidade, com verba da Educação.

O equipamento inaugurado ontem estava no pacote de obras paralisadas. A situação aconteceu em razão da falta de pagamento da contrapartida por parte do Paço. Sem o devido repasse da Prefeitura junto ao projeto, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) interrompeu o envio de recurso na gestão anterior. “Recuperamos o credenciamento no governo federal ao demonstrar modificação do nosso rating (classificação de risco), pois estávamos quase perdendo essa oportunidade em razão da incapacidade de pagamentos de valores”, emendou Paulo Serra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;