Claúdio Conz Titulo
Novas maneiras de pagar

varejistas sempre esperam segurança e confiabilidade na hora de receberem por seus produtos

Por Cláudio Conz
28/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Os varejistas sempre esperam segurança e confiabilidade na hora de receberem por seus produtos. Os consumidores sempre estão em busca de comodidade e privacidade. Imagine só se você pudesse pagar suas contas pelo celular ou pelo Twitter, ou quando visitar uma loja, debitar o pagamento por um identificador único, que não precisa de senha nem assinatura? Com as novas tecnologias e o advento de dispositivos móveis, cada vez mais vamos mudando nossa maneira de pagar as contas.

A experiência da compra pode dar um salto em bem-estar em breve aqui no Brasil. Hoje, você vai à loja, analisa os produtos, compara preços, marcas, prova e, enfim, escolhe o que mais lhe agradou. Aí começa o processo de pagamento, muitas vezes mais complicado e burocrático do que uma simples troca do seu dinheiro pela mercadoria que você escolheu. Você enfrenta filas e, muitas vezes, o prazer da compra acaba sendo substituído pela irritação. Mesmo com as facilidades das formas de pagamento atualmente disponíveis, como boletos bancários e cartões de créditos, além de sistemas de pagamento virtual, uma revolução está prestes a acontecer na hora de pagar suas contas.

COMPRAS PELA INTERNET - Uma forma de pagamento que vem ganhando destaque, especialmente devido à popularização do comércio on-line, são os pagamentos digitais, como o PayPal e o PagSeguro. Por estes sistemas, você envia seu dinheiro para as operadoras e elas mesmas se encarregam de repassar ao vendedor do produto. Estas plataformas são ligadas às lojas virtuais, que oferecem estes serviços aos clientes. Uma novidade que surge neste contexto é a possibilidade de linkar as suas redes sociais a estes serviços de pagamento. Por meio do seu login no Twitter, Orkut ou Facebook, por exemplo, será possível efetuar o débito neste tipo de plataforma.

PAGAMENTO PELO CELULAR - Tenho viajado bastante e comparecido a workshops e palestras sobre o varejo e posso afirmar que este tipo de efetuação de compras é uma tendência. Em alguns países e em lojas específicas, o pagamento via celular já é uma realidade: você pode usar seu smartphone como uma máquina para pagamento de cartões. Assim, o aparelho celular substitui o cartão de plástico. A empresa Apple é pioneira neste tipo de aplicativo nos Estados Unidos.

As operações feitas por mobile payment – como é chamado o serviço de pagamento por meio do celular – devem ser a maior aposta das administradoras de cartões e instituições financeiras nos próximos anos. Uma pesquisa global realizada pela KPMG International, com cerca de 1.000 executivos das áreas financeira, de varejo, de tecnologia e de telecomunicações, apontou que a realização de pagamentos com o uso de aparelhos móveis no ato do consumo será o meio de pagamento mais utilizado dentro de até quatro anos.

Numa das formas de efetuar o processo, o lojista acessa no menu do seu celular a opção venda, digita o número do telefone do cliente e também o valor da compra, seleciona a forma de pagamento (a vista ou a prazo) e finaliza a venda. Este recurso que vem sendo avaliado como uma forma segura de pagamento, uma vez que o cartão não aparece na transação, e por consequência, impossibilita a sua identificação por outras pessoas.

Aqui no Brasil, a Cielo já oferece um aplicativo que pode ajudar os profissionais liberais a receberem seus pagamentos por meio do celular, bem como algumas operadoras de celular também estão investindo neste tipo de facilidade.

TECNOLOGIA CONTACTLESS - Outra opção são os chips acoplados a dispositivos móveis e pulseiras, que torna estes objetos compatíveis a outros dispositivos móveis de cobranças, ou também os chamados contactless cards, em que não é preciso que o atendente da loja manuseie seu cartão. A tecnologia contactless é o pagamento por aproximação, que economiza até 30% do tempo no momento de efetuar um pagamento. Funciona como a bilhetagem eletrônica, em que o usuário mantém total controle do cartão, não precisa retirar comprovante de venda, assiná-lo e muito menos digitar senha. Para utilizar, basta o usuário colocar seu cartão próximo à leitora na hora do pagamento, ao invés de passar ou inserir o cartão.

Com todas essas facilidades, cabe aos varejistas ficarem atentos aos novos meios de pagamento e procurarem sempre facilitar a vida dos consumidores. Afinal, ninguém gosta de ficar na fila esperando e nem de perder tempo. Cada vez mais teremos formas mais cômodas e seguras, que trarão vantagens tanto para o consumidor, como para o lojista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;