Setecidades Titulo
Diadema terá serviço diurno para população de rua
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
28/07/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


Com população em situação de rua estimada em 270 pessoas, a Prefeitura de Diadema investe em serviço articulado para o acolhimento diurno. Até então, homens e mulheres nessas condições tinham à disposição apenas a Transitória Casa do Caminho, instituição parceira da administração que funciona como albergue noturno e oferece 40 vagas - 40 para homens e cinco para mulheres.

A partir de agosto, oficialmente, o Creas Pop Rua ( Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua) será o novo endereço de referência para a população em situação de rua.

O espaço, que funcionará no térreo do Centro de Especialidades Napoleão Fernandes, região Central da cidade, oferecerá atendimento psicossocial com ambientes para higiene pessoal e lavagem de roupas, além de atividades para o desenvolvimento de sociabilidade e fortalecimento dos vínculos familiares.

Para a assistente social Joana Duarte, responsável pela Coordenadoria de Proteção Social Especial, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social de Diadema, o grande diferencial do serviço oferecido será a articulação entre as secretarias. "Somente dessa forma conseguiremos fazer com que a pessoa refaça os seus projetos de vida e deixem, definitivamente, a rua", afirmou.

No mesmo prédio, por exemplo, a pessoa em situação de rua terá atendimento de Saúde, inclusive para os dependentes químicos. "Isso facilita muito", acrescentou a coordenadora.

O perfil dessa população é predominantemente formado por homens, dependentes de álcool ou outras drogas. Normalmente está afastado da família e desempregado. Há também mulheres, porém em menor número. A maioria se reúne em praças e pontos centrais da cidade. Muitos deles resistem em sair das ruas, principalmente pelas regras impostas: horários, limites estabelecidos ou abandonar o uso do álcool e de drogas.

"Outros ainda têm problemas na Justiça ou se preocupam em aonde deixar os seus pertences", reforçou Joana. O espaço público terá ainda guarda- volumes.

O assistente social Alexandre Martins, da Casa do Caminho, mantida pelo Lar Espírita Luz e Amor, reforçou a importância do espaço. "A população, apesar de flutuante, é crescente", avaliou. Ontem, por volta das 19h, a capacidade do albergue estava 100% ocupada. "No inverno, a procura aumenta", afirmou. O local oferece banho, jantar e café da manhã, segundo o convênio com a Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;