Setecidades Titulo
Cultura e lazer amenizam dor de pacientes
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
15/03/2003 | 16:49
Compartilhar notícia


Mesas, cadeiras, baralho, dominó, papel sulfite, lápis de cor, quadros na parede e vasos de plantas. Essa combinação, à primeira vista, não causa impacto, a não ser por um pequeno detalhe – o cenário em que está inserida são os corredores do Hospital de Ensino Padre Anchieta, na região central de São Bernardo, e as pessoas que vivenciam essa realidade são pacientes que vão passar ou passaram por cirurgias. A instituição, sob a gestão da Faculdade de Medicina do ABC em parceria com a Prefeitura, iniciou em janeiro deste ano essa modificação de conceito de atendimento como parte do Projeto Alegria de Viver – Humanizar com Arte.

“Conviver com a dor e ficar sob efeito de medicamentos não é fácil. Esse peso fica menor quando a gente está em um ambiente em que enfermeiras e médicos brincam com a gente, os motivos dos quadros nas paredes trazem uma sensação de paz e podemos nos distrair jogando tranca”, disse o técnico de informação Henrique Meneghini, 47 anos, enquanto jogava ontem com colegas de quarto após sofrer uma cirurgia na perna direita, no dia anterior.

Para o estudante da 8ª série André Maurício de Andrade, 14 anos, o momento difícil de passar pela segunda vez por um cateterismo chega a ser esquecido, quando usa o lápis de cor e faz do desenho, terapia. “Estou há uma semana no hospital e essa distração faz com que as horas passem mais rápido”, contou.

Conceitos – Segundo o coordenador de enfermagem do Hospital Anchieta, Cléber da Silva Garcia, o projeto representa mudança de conceitos da unidade para promover a humanização no atendimento, e foi iniciado pela enfermeira Simone Garcia Lopes. “Para implementá-lo, começamos a capacitar os funcionários, por meio de palestras, com a idéia de unir o desenvolvimento tecnológico a ações humanísticas. Até o final do ano, pretendemos capacitar toda a equipe do hospital.”

Simultaneamente, a unidade hospitalar recebeu doações de materiais para dar continuidade ao processo e fez modificações simples, para criar um ambiente mais aconchegante, como substituir o branco das paredes pelo tom verde-água, com detalhes de ramagens como enfeite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;