Setecidades Titulo Assistência
Mauá amplia atendimento social

Prefeitura prevê cobrir 100% das áreas mais vulneráveis até dezembro

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá deve garantir até dezembro que 100% das áreas com famílias em situação de vulnerabilidade tenham atendimento de assistência social. Para isso, a administração planeja a inauguração de mais dois Cras (Centos de Referência de Assistência Social) - na Vila Mercedes e no bairro Itapark - chegando a oito equipamentos espalhados pela cidade.

Atualmente, 10 mil famílias estão cadastradas nos serviços de assistência básicos de Mauá. O município já conta com o atendimento nos bairros Zaíra, Parque das Américas, São João, Feital e Centro. A expectativa é de que o espaço na Vila Mercedes abra as portas em julho. Já a unidade do Itapark ainda depende de local adequado.

Ontem, a administração inaugurou a sexta unidade de Cras e Case (Centro de Ações Socioeducativas), no Jardim Oratório. Estima-se que das 20 mil famílias do bairro, aproximadamente 4.000 estejam em situação de vulnerabilidade, sendo que 3.000 destas já estão cadastradas no serviço. "Elas eram atendidas no Cras Central e passarão para cá", destaca o gerente da unidade, André Luiz Lira.

O Cras é a porta de entrada para o atendimento social. A partir do acolhimento, a equipe da unidade verifica a situação da família e encaminha para os serviços da rede e atendimento profissional. Além de educadores, psicólogos e assistentes sociais, o espaço funciona como porta de entrada para os programas sociais e de transferência de renda no município. Já o Case oferece atividades socioeducativas, como cursos para crianças, jovens, adultos e idosos.

Para a autônoma Vanusa de Barros, 42, moradora do bairro há 16 anos, a inauguração do complexo é oportunidade de ingressar em curso de costura e computação. "Não vejo a hora de aprender", destaca.

Já a dona de casa Maria Auxiliadora da Silva, 53, comemora o fato de não precisar mais se dirigir até o Centro da cidade em busca do serviço. "A gente estava precisando de verdade", revela a moradora do local há 20 anos.
O complexo de serviços sociais do Jardim Oratório funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;