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Gestões destacam projetos de mobilidade


Vanessa de Oliveira

02/12/2017 | 07:00


As administrações das cidades que integram o ranking de maior trânsito do País afirmam que estão atuando em propostas para melhorar a Mobilidade Urbana. 

A Prefeitura de São Bernardo informa que no dia 29 foi aprovado, por unanimidade na Câmara Municipal, projeto que autoriza corredores e faixas exclusivas de ônibus, a partir do primeiro semestre de 2018. “O objetivo do projeto é modernizar e melhorar o fluxo viário dos ônibus por toda a extensão do município. De maneira inédita, a administração criará os corredores em seus 42 quilômetros, além das faixas exclusivas que serão implantadas na cidade”, declara, em nota. Ainda de acordo com o governo, o plano foi respaldado em estudo técnico e prevê reorganização do tráfego, garantindo maior fluidez no trajeto das viagens. “O alinhamento da nova ação foi feito com a ETC (Empresa de Transporte Coletivo) de São Bernardo e traz um novo perfil urbano para o município, destacando também a colocação de faixas preferenciais e exclusivas”, conclui.

A Ecovias, concessionária que administra a Rodovia Anchieta, diz que o impacto causado no trânsito da região mencionada pelo levantamento “se dá, principalmente, devido aos acessos aos trechos urbanos, onde a velocidade é reduzida”. “A Ecovias, porém, com o propósito de oferecer melhores condições de trafegabilidade aos usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes, investe constantemente em obras dentro do seu trecho de concessão, como, por exemplo, a construção da marginal Norte da Via Anchieta, entre o km 23 e o km 18, no trecho de São Bernardo, que tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego na região”, pontua. O término das obras está previsto para fim de maio. 

Em Santo André, a Prefeitura informa que, “a longo prazo”, existem propostas de corredores paralelos, “tais como as marginais Taioca e Lauro Gomes, que estão com projetos em início de desenvolvimento”. A administração ainda aponta que a Avenida Pereira Barreto “recebe tráfego de passagem entre o município de São Bernardo e São Caetano” e, dessa forma, recebe constante transporte de carga, que se intensifica nesta época que antecede o Natal. “Este volume mais intenso de caminhões reflete em maior morosidade da via, visto que a mesma possui apenas duas faixas de tráfego.”



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Gestões destacam projetos de mobilidade

Vanessa de Oliveira

02/12/2017 | 07:00


As administrações das cidades que integram o ranking de maior trânsito do País afirmam que estão atuando em propostas para melhorar a Mobilidade Urbana. 

A Prefeitura de São Bernardo informa que no dia 29 foi aprovado, por unanimidade na Câmara Municipal, projeto que autoriza corredores e faixas exclusivas de ônibus, a partir do primeiro semestre de 2018. “O objetivo do projeto é modernizar e melhorar o fluxo viário dos ônibus por toda a extensão do município. De maneira inédita, a administração criará os corredores em seus 42 quilômetros, além das faixas exclusivas que serão implantadas na cidade”, declara, em nota. Ainda de acordo com o governo, o plano foi respaldado em estudo técnico e prevê reorganização do tráfego, garantindo maior fluidez no trajeto das viagens. “O alinhamento da nova ação foi feito com a ETC (Empresa de Transporte Coletivo) de São Bernardo e traz um novo perfil urbano para o município, destacando também a colocação de faixas preferenciais e exclusivas”, conclui.

A Ecovias, concessionária que administra a Rodovia Anchieta, diz que o impacto causado no trânsito da região mencionada pelo levantamento “se dá, principalmente, devido aos acessos aos trechos urbanos, onde a velocidade é reduzida”. “A Ecovias, porém, com o propósito de oferecer melhores condições de trafegabilidade aos usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes, investe constantemente em obras dentro do seu trecho de concessão, como, por exemplo, a construção da marginal Norte da Via Anchieta, entre o km 23 e o km 18, no trecho de São Bernardo, que tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego na região”, pontua. O término das obras está previsto para fim de maio. 

Em Santo André, a Prefeitura informa que, “a longo prazo”, existem propostas de corredores paralelos, “tais como as marginais Taioca e Lauro Gomes, que estão com projetos em início de desenvolvimento”. A administração ainda aponta que a Avenida Pereira Barreto “recebe tráfego de passagem entre o município de São Bernardo e São Caetano” e, dessa forma, recebe constante transporte de carga, que se intensifica nesta época que antecede o Natal. “Este volume mais intenso de caminhões reflete em maior morosidade da via, visto que a mesma possui apenas duas faixas de tráfego.”

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