Setecidades Titulo Ensino Superior
USCS realiza aula inaugural para formação de professores

Evento, gratuito, será na sexta-feira à noite, no auditório do campus Barcelona, em S.Caetano; não é necessária inscrição

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
22/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) realiza, na sexta-feira, aula inaugural com a palestra Desafios da Educação e do Currículo na Sociedade Contemporânea: Princípios, Metodologias e Práticas, proferida pelo professor Edson Florentino José. O evento, promovido em parceria com o Diário, pretende contribuir com a formação dos docentes da instituição de ensino superior. A ideia é prepará-los para os avanços observados no mercado educacional.

Pró-reitor de graduação da USCS, Leandro Prearo destaca que o perfil dos estudantes vem sendo alterado ao longo dos anos, especialmente devido à evolução tecnológica e, com isso, facilidade de informação. “Os alunos de hoje não conseguem mais ficar três horas e meia vendo um professor, em frente ao quadro, apenas falando. Esse método precisa ser mudado.”

Prearo acredita que há necessidade de investimento para ruptura do modelo tradicional de ensino para as chamadas metodologias ativas. “É claro que essa mudança não pode ser tão rápida, até porque, o professor também tem de ser formado.”

Ao longo do ano, a USCS prevê habilitar os professores para trabalhar mudanças dentro da sala de aula. O objetivo da instituição é inovar. “Temos de repensar o modelo de ensino e instigar a participação do aluno, que, na metodologia ativa, passa a ser o agente do saber e não somente receptor de conteúdo”, destacou o pró-reitor.

Prearo explica que o professor pode solicitar leituras complementares para favorecer a interação dentro de sala de aula, além de manter mais presente o uso das tecnologias, para potencializar o aprendizado, inclusive dentro da sala, tanto nas redes sociais como nas respostas on-line. Além disso, competições e desafios também estão previstos no novo modelo de ensino, a fim de instigar debates. “Especialmente unir a teoria à prática e resolução de problemas. O professor fica como auxílio dentro do meio. O aluno passa a ser o foco, deixando de ser apenas passivo e passa a ser participativo e instigador. É um novo momento de quebra de paradigma na educação”, destaca o pró-reitor.

O evento será destinado aos professores da instituição de ensino superior. Entretanto, a USCS convida os dirigentes de ensino da rede estadual do Grande ABC a participarem da palestra, bem como a comunidade interessada na temática. Não é necessário fazer inscrição e a participação é gratuita.

A aula inaugural será sexta-feira no auditório do campus Barcelona da USCS (Avenida Goiás, 3.400), das 19h às 22h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;