Setecidades Titulo
Diadema: N.Sra.dos Navegantes terá show de Pe.Zezinho
Valéria Cabrera
Da Redaçao
29/01/2000 | 16:26
Compartilhar notícia


Um show com o padre cantor Zezinho será a principal atraçao deste ano da tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado, em Diadema, que acontece na próxima semana. Os organizadores do evento calculam que entre 15 mil e 20 mil pessoas participem das atividades programadas.

A festa religiosa tem início na próxima quarta-feira, quando começa o tríduo à Nossa Senhora. Serao três noites de oraçoes, sempre das 19h30 às 21h30, até sexta-feira, na paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes. Mas é a partir das 16h de sábado, quando se iniciam os shows, que a animaçao começa. A programaçao deste ano inclui a apresentaçao de escolas de samba de Sao Paulo, além do já tradicional Grupo Uniao de Família, de Diadema.

Uma queima de fogos de artifício, às 5h30 de domingo, dá início ao dia mais esperado da festa. Duas missas acontecem pela manha, às 7h30 e 9h30. Logo após a última celebraçao, terá início um passeio ciclístico pelo bairro.

A partir das 15h começa a procissao de barcos, dividida em duas etapas - por água e terra. A procissao náutica, com barcos vindos de toda regiao, sai do Mar Paulista, em Santo Amaro, Sao Paulo, e termina no bairro Eldorado, em Diadema. Para este ano, é esperada a presença do arcebispo de Santo André, dom Décio Pereira, na procissao e também para celebraçao da missa campal.

A travessia pela represa Billings dura cerca de uma hora para atingir Diadema, na confluência das estradas dos Pereiras com a estrada dos Alvarengas. Na chegada, por volta das 17h, muitos fiéis ficam à espera da santa para carregá-la por 2 km até a igreja. Uma missa campal será realizada no parque Eldorado. O show com o padre Zezinho encerrará a festa, por volta das 21h, seguido por uma nova queima de fogos.

História - A história de Nossa Senhora dos Navegantes teve início na Idade Média, no tempo das Cruzadas, quando os cristaos atravessavam o rio Mediterrâneo em direçao à Palestina, a fim de defender os lugares santos da profanaçao dos infiéis. Segundo o padre Odair, devido às terríveis travessias marítimas que enfrentavam as frágeis embarcaçoes, os cristaos sempre pediam a ajuda de Maria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;