Setecidades Titulo Mudança
CPTM limita acesso em estações

Companhia alega baixa demanda de usuários para fechar entrada em São Caetano e restringir funcionamento em Santo André; passageiros reclamam

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
07/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Passageiros que circulam pelas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) São Caetano e Prefeito Celso Daniel, em Santo André, foram surpreendidos, nesta semana, com aviso sobre o fechamento de um dos dois acessos disponíveis para entrada no espaço público e com a restrição de horário para uso de passagem subterrânea, respectivamente.

Na estação ferroviária de São Caetano, acesso localizado na Rua Perrela para embarque de passageiros no sentido Rio Grande da Serra foi fechado. Em cartaz fixado na entrada do espaço, a CPTM informa que o ingresso dos usuários passou a ser feito, desde quinta-feira, pela Rua Serafim Constantino, o que gerou reclamação por parte da população. O aviso não traz justificativa.

Para chegar até a plataforma de embarque é preciso descer 25 degraus e percorrer túnel que leva até o acesso disponível, situação que inviabiliza o trajeto de pessoas com mobilidade reduzida, de cadeirantes e de indivíduos com carrinhos de bebês, além de dificultar a vida de idosos. “Não tem acesso para essas pessoas”, reclama a farmacêutica Érica Patrícia Pequeno Mendonça, 36 anos. “Já tentaram fechar esse lado (da estação) há uns seis anos, e não se efetivou devido ao apelo popular e também à ajuda de políticos, que viram a situação”, completou.

Outro problema relatado pelos passageiros à equipe do Diário são os comuns alagamentos no túnel em questão quando a região é atingida por tempestades. “Vamos ter de atravessar no meio da água”, fala a auxiliar de limpeza Rita Soares dos Santos, 48. A auxiliar de logística Amelia Gastão dos Santos, 41, já teme ter de passar pelo local à noite. “É bem deserto.”

 

SANTO ANDRÉ

Em Santo André, na Estação Prefeito Celso Daniel, o acesso pelo túnel, entre os terminais Leste e Oeste da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), passou a funcionar apenas entre 6h30 e 14h – antes ficava aberto até as 22h45. Com isso, os passageiros precisam utilizar a entrada da Rua Itambé, sendo necessário sair do terminal e atravessar a via pública.

A aposentada Maria Dalva, 60, deu de cara com os portões do acesso fechados e reclamou. “Ficou muito ruim, era tão prático, agora, vou ter que dar uma volta grande e perdi o trem”, lamentou ao ver a composição partir. “Não mudam nada para ajudar. Isso vai atrasar nossa vida”, reclamou o ajudante geral Fernando Silva de Carvalho, 40.

 

JUSTIFICATIVA

A CPTM argumentou que a baixa demanda do acesso da estação de São Caetano motivou o fechamento. Sobre a falta de acessibilidade da única alternativa de passagem, a empresa afirmou que os funcionários estão orientados a liberar a entrada de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais pela Rua Perrela.

No caso de Santo André, a companhia declarou que o maior volume de usuários que utilizam o acesso pelo túnel está concentrado no período da manhã. Após esse horário, o trecho ficará aberto apenas para a saída dos passageiros.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;