Cultura & Lazer Titulo
Cultura japonesa: arte e audiovisual
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
14/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Em São Bernardo, a inspiração nipônica nas artes se reflete em três mostras gratuitas em cartaz: uma sobre o audiovisual produzido no país e seu reflexo no cinemão de entretenimento e outras duas de artes plásticas, que remonta a criação artística dos descendentes ao longo dos anos por meio de obras.

Tendo como base dois importantes (e também mais recentes) títulos do cultuado cineasta Akira Kurosawa (1910 -1998) - o Teatro Abílio Pereira de Almeida (praça Cônego Lázaro Eqüni, 240, Baeta Neves. Tel.: 4125-0582) promove até o dia 28 o ciclo gratuito O Ocidente Encontra o Oriente.

A mostra vem alternando as exibições sempre às 20h de quartas-feiras e sábados dos filmes Kagemusha - A Sombrado Samurai (Japão, 1980) e Ran (Japão/França, 1985), ambos de Kurosawa, e o faroeste Sete Homens e um Destino (EUA, 1960), de John Sturges, além de Star Wars - Guerra nas Estrelas (EUA, 1977), em que o cineasta e produtor George Lucas inaugura a primeira trilogia da aventura clássica.

Ambas as produções norte-americanas foram influenciadas pela linguagem do cineasta japonês e é possível enxergar nas fitas inúmeras referências a filmes produzidos na década de 195) pelo diretor.

Sete Homens e um Destino, por exemplo, foi inspirado na obra-prima Os Sete Samurais, que Kurosawa havia filmado seis anos anos, em 1954. No elenco formado por brucutus da estirpe de Yul Brynner, Steve McQueen, Charles Bronson e James Coburn, a ação é ambientada na fronteira do México com os Estados Unidos. Sete pistoleiros são incubidos de proteger vilarejo do lado latino da fronteira de perigosos bandidos.

Já no primeiro Star Wars, Lucas se utilizou de uma idéia do presente no roteiro de A Fortaleza Escondida (1958) para formatar a aventura da líder dos rebeldes contra o Império, a princesa Leia Organa (Carrie Fisher). Darth Vader, o grande vilão, tem como missão desbaratar o plano dos revoltosos. Localiza o esconderijo e aprisiona a princesa. Ela consegue enviar um pedido de socorro que acaba sendo recebido pelo (ainda) fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hammil), que, mais tarde, descobre ser seu irmão gêmeo. Junto do mercenário Hans Solo (Harrison Ford), Skywalker assume a frente dos rebeldes para liberar a irmã.

No filme de Kurosawa, uma princesa fugitiva é capturada e escoltada de volta ao reino por um homem poderoso. Como passam por territórios inimigos, o guerreiro precisa da ajuda de dois fazendeiros que desertaram da guerra.

Star Wars será exibido hoje e no dia 25. Sete Homens... pode ser conferido na quarta, dia 18. Do mestre japonês, Ran e Kagemusha podem ser conferidos nos dias 21 e 28, respectivamente.
A Câmara de Cultura Antonino Assumpção (rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Tel.: 4125-0054, das 9h às 17h) mantém até 12 de julho a mostra 100 Anos Depois, com obras feitas pelos descendentes no Brasil. Exemplos são a caligrafia japonesa feita pelos alunos do Grêmio Recreativo do Rudge Ramos e xilogravuras de Leo Iwao Miyaoka.

O Espaço Henfil de Cultura (av. Getúlio Vargas, 1.457, Baeta Neves, Tel.: 4125-4755) continua com a exposição Imigração Japonesa até 5 de julho, com 30 obras produzidas por 19 descendentes que já pertencem à Pinacoteca da cidade.

Em Mauá, as comemorações ocorre entre 4 e 6 de julho, em frente ao Teatro Municipal. Haverá exposição de plantas, apresentação de danças contemporâneas e de músicas japonesas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;