Setecidades Titulo Ensino Superior
Nota de corte maior em redação inibe inscrições de candidatos para UFABC

É o que diz o pró-reitor da instituição, que teve 30% menos adesões que em 2013

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O aumento da nota de corte em redação é uma das razões apontadas pelo pró-reitor de graduação da UFABC (Universidade Federal do ABC), Derval dos Santos Rosa, para queda no número de adesões à instituição via SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Neste ano, foram 20.282 inscrições. O número é 30% menor que o registrado em 2013, quando houve 26.392. O SiSU classifica os estudantes para concorrer a oportunidades em universidades de todo o País, de acordo com a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A UFC (Universidade Federal do Ceará) foi a instituição de Ensino Superior mais procurada pelo terceiro ano seguido, segundo o MEC ( Ministério da Educação), com 262.275 inscrições. Em seguida estão UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFBA (Universidade Federal da Bahia).

O número menor de inscritos não é visto de forma negativa pelo pró-reitor da UFABC.

Segundo ele, é possível considerar que houve maior dificuldade na prova do Enem em 2013 e que os candidatos não obtiveram pontuação necessária para se candidatar aos cursos oferecidos. A nota para classificação de ingresso nos bacharelados interdisciplinares da UFABC é igual a 450 pontos para cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliada e 500 para a redação.

“No edital passado a nota de corte da redação era de 400 pontos e neste ano aumentamos para 500”, destaca Rosa.
Para o docente, a universidade está se inserindo entre as melhores do País e ficando mais conhecida, à medida que observa avanço nas obras de seus campi. “Observamos que levemente vem aumentando a procura e, consequentemente, temos o ingresso de alunos mais qualificados”, observa Rosa. No geral, a nota de corte para ingressar na instituição de ensino varia entre 691 a 700.

Neste ano, a UFABC disponibilizou 1.960 vagas, sendo 977 no período matutino e 983 no noturno, para os cursos BC&T (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) e BC&H (Bacharelado em Ciências e Humanidades).

Metade das vagas é destinada a estudantes egressos de escola pública e há também reserva para pretos, pardos e indígenas, para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário- mínimo e também para pessoas com deficiência.

A matrícula para os candidatos aprovados deverá ser realizada no bloco A do campus Santo André amanhã, segunda e terça-feira, das 9h às 21h.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;