Setecidades Titulo Negociação fracassada
Técnicos da FSA protestam e reunião termina sem acordo

Paralisação dos funcionários, que reivindicam salários atrasados, continua; instituição vi

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
12/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Técnicos administrativos da FSA (Fundação Santo André), em greve há nove dias, realizaram, na manhã de ontem, protesto em frente ao prédio da reitoria do centro universitário. A ação foi arquitetada para pressionar a instituição de Ensino Superior, tendo em vista a ocorrência de duas reuniões entre representantes da direção do centro de ensino, sindicato e funcionários.

Apesar da abertura do diálogo, nenhum acordo foi fechado. Os técnicos administrativos reivindicam o acerto de vencimentos atrasados (meses de novembro e dezembro do ano passado) e do 13º salário, dissídios e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) referentes a 2016 e 2017.

A diretoria da Affusa (Associação dos Funcionários Técnico-Administrativos da Fundação Santo André) critica a dificuldade de diálogo com a reitoria. Na quarta-feira, o grupo entregou a segunda carta de reivindicação para a instituição de Ensino Superior.

Representantes da categoria chegaram a realizar série de tratativas com a reitora do Centro Universitário da FSA, Leila Modanez – afastada do cargo, no momento, por problemas de saúde –, porém, nenhum acordo foi firmado.

Em reportagem publicada ontem, o Diário mostrou que, embora o ano letivo de 2018 não tenha sido iniciado, alunos e ingressantes enfrentam dificuldades para obter documentos junto à secretaria da FSA.

Em graves crises financeira e administrativa desde 2008, a FSA tem acumulado, desde o ano passado, histórico de atraso nos salários dos funcionários, incluindo de servidores do corpo docente.

Para reverter este cenário a instituição tem implantado série de medidas com o objetivo de fechar o ano no azul. No mês passado, a reitoria da instituição apresentou proposta de reajuste de 6,5% na mensalidade de alunos. A ação, no entanto, causou revolta de estudantes, que realizaram série de protestos na tentativa de reverter a decisão, incluindo a ocupação de prédio.

 

ELEIÇÃO

A FSA passa por processo de troca de reitor atualmente. A decisão sobre a escolha do novo representante será anunciada até o fim do mês, conforme o prefeito da cidade, Paulo Serra (PSDB). Responsável pela nomeação do líder da instituição de Ensino Superior, o chefe do Executivo deu sinais de que respeitará a vontade da comunidade escolar e nomeará o candidato mais votado no processo eleitoral, o professor Francisco José Santos Milreu.

A lista com os três nomes mais votados foi entregue ao prefeito no dia 29 de novembro. O segundo nome mais votado foi o da professora Andrea Dias Quintao e, na sequência, aparece o professor Edvaldo Luis Rossini, o Didi.

Em férias, a reitoria da FSA não se pronunciou sobre o tema até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;