Setecidades Titulo Santo André
Parque Novo Oratório sofre com infestação de escorpiões nas residências

Foram pelo menos 16 animais encontrados; espécie é venenosa e perigosa para crianças

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
17/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DAGBC


Moradores do Parque Novo Oratório, em Santo André, estão assustados com um tipo perigoso de vizinho que apareceu recentemente: escorpiões. Pelo menos 16 foram encontrados em residências próximas a uma praça e a um terreno baldio na Rua Jerusalém.

Tanto a praça quanto o terreno estão tomados por mato alto. Outro problema é o descarte irregular de lixo.

Morador da casa ao lado do terreno, o metalúrgico Fábio Henrique Garcia, 43 anos, disse ter levado um susto no fim do ano, quando achou um escorpião no quarto do filho, de apenas 12 anos.

“Já tínhamos encontrado outros três aqui fora, mas esse conseguiu entrar. Ficamos muito preocupados e já até consideramos vender a casa.”

Esta não é a primeira vez que moradores da área passam pelo problema, que geralmente ocorre no verão. “Todos os anos é esse mesmo descaso por parte da Prefeitura”, reclama a empresária Simone Cristina, 39.

A síndica de um condomínio nas proximidades, que preferiu não se identificar, afirma que foram encontrados cerca de 12 escorpiões nos prédios. Um deles, a mãe também encontrou no quarto de um filho pequeno. “Entregamos à Prefeitura, que confirmou que é venenoso.”

Segundo a bióloga da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Marta Ângela Marcondes, o animal tanto pode sair do entulho quanto do cemitério (o muro do Curuçá é próximo do terreno). “É muito comum ficarem nas madeiras dos caixões. Quando observam um novo local, como o terreno onde podem se reproduzir, acabam migrando.”

Apesar de o veneno ser menos potente do que o de outras espécies, pode ser letal para crianças, aponta a bióloga. “Isso por causa da altura e do peso. Por isso o ideal é procurar um médico imediatamente, caso haja picada”, aconselha.

Questionada, a Prefeitura informou que o Departamento de Vigilância à Saúde está ciente do problema e monitora o local. Foram encontrados quatro escorpiões da espécie T. bahiensis, que é venenosa. “Serão realizadas técnicas específicas de controle de escorpiões.”

O departamento de conservação de vias notificou o proprietário do terreno para limpeza em março do ano passado. “Como descumpriu o exigido, foi multado em maio de 2016. Novamente foi notificado para limpeza em novembro do ano passado e multado mais uma vez, porém com o valor dobrado.”

Na última semana, o proprietário foi notificado novamente para limpeza e também para reconstrução do muro e reforma do passeio.

Sobre a praça, que está com o mato alto e falta de manutenção, o Paço afirmou que há programação para a limpeza, sendo que a região deve ser contemplada na primeira quinzena de fevereiro.

Em relação ao descarte de entulho, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) afirmou que a limpeza ocorre sob demanda – a última ocorreu em 24 de novembro de 2015. “Durante a vistoria realizada pela equipe da autarquia não foram identificados resíduos dispostos incorretamente, apenas mato”, disse em nota.

O Semasa lembrou que na região da Rua Jerusalém existem quatro estações de coleta, em raio de aproximadamente 2 quilômetros, aptas a receber resíduos recicláveis e entulho. O descarte irregular de resíduos é crime ambiental passível de multa e detenção, quando identificado o infrator.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;