Setecidades Titulo Entrega
Viário do Cassaquera deve beneficiar 35 mil moradores

Prefeitura de Santo André também calcula que fluxo diário de automóveis pode chegar a 10 mil na nova estrutura

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
31/01/2022 | 04:33
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSA


A Prefeitura de Santo André, comandada por Paulo Serra (PSDB), inaugurou na manhã de ontem o Complexo Viário Cassaquera. A obra, conforme avaliação da administração tucana, deve beneficiar cerca de 35 mil moradores que vivem no Centreville,no Parque Gerassi e demais bairros daquela região.

Além de beneficiar aqueles que vivem nas cercanias, a gestão Paulo Serra também avalia que as duas novas pistas (formadas por três faixas cada), que formam novo eixo viário na cidade, deverá receber fluxo diário de 10 mil carros, o que ajudará a desafogar alguns gargalos do município, bem como motoristas que estão em deslocamento para cidades vizinhas. Paulo Serra acredita que o número de veículos poderá aumentar conforme a via for sendo descoberta.

A Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello foi totalmente asfaltada e o córrego Cassaquera teve trecho de 1,7 quilômetro canalizado. As intervenções atendem demanda de moradores do local, que aguardaram por mais de 30 anos.

“Muita gente ainda tinha dúvida que a obra sairia do papel. E ela saiu do papel. Essa não só uma obra de uma avenida ou de uma ação contra a enchente, ela também é um sentimento e que vai trazer qualidade de vida para nossa gente. E começamos esse processo lá atrás, quando assumimos a gestão. Queremos recolocar Santo André em um protagonismo que não vemos há duas décadas”, declarou o prefeito, durante o evento de inauguração. Ao lado dele estavam o vice-prefeito, Luiz Zacarias (PL), o presidente do Legislativo andreense, Pedrinho Botaro (PSDB), além do superintendente do Semasa, Gilvan Júnior e demais vereadores da cidade.

Ao todo, a obra teve aporte de R$ 45 milhões financiados por meio do CAF (Corporação Andina de Fomento). O valor foi utilizado para as intervenções no córrego e no entorno, e parte do financiamento deverá ser utilizado para solucionar problemas sociais. A ideia é que seja criada mais uma cooperativa de catadores de material reciclável na cidade.

Como contrapartida, a Prefeitura também planejou uma ciclofaixa nas vias, após pedido dos moradores. Além disso, a gestão planeja plantar mais de 700 árvores frutíferas e florísticas, a fim de arborizar a área. Um playground para as crianças também foi construído, assim como uma academia ao ar livre.

Pedrinho Botaro, em sua fala, relembrou quando o projeto começou a ser planejado, ainda em 2018. Afirmou que Paulo Serra conseguiu articular as intervenções no local e que montou equipe de secretários que visam realizar as obras indicadas pela gestão.

“Muita gente, lá atrás, em 2018, quando a gente aprovou os valores do projeto Sanear, qua também conta com outras intervenções na cidade, disse que essa era uma obra eleitoreira e que nem sairia do papel. A gente articulou e a obra saiu, mas isso só foi possível porque o prefeito tem time. A obra foi planejada há tanto tempo e quero aqui deixar meu agradecimentos aos secretários”, declarou o presidente da Câmara.

Avenida Prof. Ignácio de Anhaia Melo ganhará creche

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), também anunciou a construção de uma creche que ficará localizada na própria Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. O chefe do Executivo declarou que a instalação de equipamento, Ainda em etapa de licitação, também atende à necessidade dos moradores daquela região.

Conforme o prefeito, a creche deverá contar com 350 vagas e custará, ao todo, R$ 7 milhões, com recursos próprios do município.

“Pensamos nessa creche por entender que há demanda local. Ainda estamos em etapa de licitar a construção. A ideia é que a obra já comece no primeiro semestre e que dure um ano e meio”, informou Serra, durante coletiva, ontem pela manhã.

Quando assumiu a gestão, em 2017, a gestão planejou entregar dez creches. Até o momento, nove já foram inauguradas no município e a administração ainda planeja entregar outros 14 equipamentos semelhantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;