Setecidades Titulo Saúde
S.Caetano pleiteia construção de UPA

Projeto já aprovado anteriormente pela União visa desafogar atendimento do Hospital Albert Sabin

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
24/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Com objetivo de desafogar o atendimento saturado do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, localizado no bairro Santa Paula, a Prefeitura de São Caetano estuda pleitear nos próximos meses junto ao governo federal a construção da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município.

Em discussão desde 2011, quando a administração chegou a conseguir aval positivo da União para erguer o equipamento – posteriormente alterado pelo ex-prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) –, o projeto retorna à pauta da Prefeitura como uma das prioridades da secretária de Saúde, Regina Maura. “Estamos fazendo estudos para efetivar o pedido no Ministério da Saúde ao longo desta gestão. A ideia é que a UPA seja mais uma opção de atendimento de emergência no município, sendo uma alternativa ao Albert Sabin, hoje com uma demanda alta de pacientes”, relata.

A secretária explica que a intenção é a de que a UPA seja erguida em área ociosa no terreno do complexo de emergências. Segundo ela, o modelo é autorizado pelo próprio Ministério da Saúde. “Existe uma determinação que permite que a unidade fique ao lado do Albert Sabin”, esclarece Regina Maura ao ser questionada acerca de modelo similar adotado em Santo André, com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento a poucos quarteirões do CHM (Centro Hospitalar Municipal), ter sido alvo de questionamentos por abrigar dois equipamentos de Saúde em uma área próxima.

Ainda sem projeção de custos e prazos para tirar o projeto do papel, a construção da unidade é vista pela secretária como uma necessidade real para solucionar pequenos gargalos no atendimento do município. “Infelizmente, ainda temos uma demanda considerável de pacientes de outros municípios, em especial da Capital, que em alguns momentos sobrecarrega a demanda da cidade. Precisamos equacionar isso”, relata.

Ainda segundo a secretária, o município, inclusive, abriu diálogo com a Capital, com o prefeito João Doria (PSDB), para encontrar alternativas a fim de equacionar a problemática. “É necessário que se crie um equipamento de Saúde na área de São Paulo, que faz divisa com São Caetano, para atender esta parcela da população”, avalia Regina Maura.

 

HISTÓRICO

A construção da primeira UPA do município chegou a ser autorizada pelo governo federal ainda durante a ex-gestão do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

No entanto, o ex-prefeito Paulo Pinheiro conseguiu aprovação do Ministério da Saúde para cancelar o projeto de instalação da unidade no bairro Mauá para implantar um Caps 2 (Centro de Atenção Psicossocial) no mesmo local. O equipamento foi inaugurado no ano passado.

À época, a Prefeitura alegou que a UPA iria atrair mais moradores de outros municípios para unidades de Saúde de São Caetano, além do equipamento possuir um custo de manutenção alto, estimado em R$ 560 mil mensais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;