Setecidades Titulo Carnaval
Bloco atrai famílias a Paranapiacaba

Cerca de 300 pessoas acompanharam cortejo pelas ruas da vila inglesa; Folia continua hoje no Grande ABC

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
05/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Moradores de diversas cidades do Grande ABC, de São Paulo e da própria Vila de Paranapiacaba, em Santo André, aproveitaram a segunda-feira de Carnaval para curtir o Bloco das Bruacas de Paranapiacaba. Com concentração na Rua Ford, desde o meio-dia, o evento atraiu cerca de 300 visitantes pelo clima tranquilo e familiar e circulou pelas ruas da Parte Baixa da vila, ao som de marchinhas tradicionais.

Originalmente, o bloco reunia homens que se vestiam de mulher. A tradição ainda é mantida, mas também foi possível encontrar todo tipo de fantasia, de abelhas a bailarinas, de policiais a super-heróis. A secretária Katia Guimarães, 45, moradora de Mauá, estava pela primeira vez na vila, na companhia de familiares e amigos. “A gente escolheu vir para cá pelo clima tranquilo, porque dá para trazer as crianças. Os blocos em São Paulo são muito cheios”, explicou. A dona de casa Sandra Regina de Souza Alvez, 56, que acompanhava Katia, ficou bem impressionada com as instalações. “Já andamos bastante, achei limpo e organizado”, comentou.

Direto de Tabacuri, em Minas Gerais, a microempreendedora Nilda Gomes Paixão Souza, 51, visitava a vila pela primeira vez. “Bom demais”, declarou, com autêntico sotaque mineiro. Nilda veio à região convidada pelo casal Silvana Marques, 49, professora, e Roberto Marques, 51, autônomo. “Viemos ano passado para o Carnaval e foi ótimo. Este ano voltamos e trouxemos os amigos”, relatou Silvana.

A psicóloga Cilene Fonseca, 36, estava com a sobrinha Letícia, 8, e a mãe, a dona de casa Josefa Rodrigues, 64, pela primeira vez para ver um bloco. O passeio incluiu até a cachorra da família, Biruta, devidamente fantasiada. “Sempre saio para os blocos, mas é a primeira vez que venho com elas. Aqui é tranquilo, dá para trazer todo mundo”, justificou. Dona Josefa voltava a Paranapiacaba após 20 anos. “Achei que está diferente, mas está melhor, gostei bastante.”

O bloco também promoveu encontro de gerações. O manutencista predial aposentado Gil Pinheiro, 75, participa do evento desde seu início e este ano usava um bonito vestido vermelho. “Nos últimos dez anos, só não vim em 2018”, relatou. “É uma alegria reunir os amigos, a família, já virou uma tradição”, afirmou. Com apenas 4 anos, Lavínia aproveitava o bloco vestida de abelha e na companhia da avó, a empresária Sonia Maria Feliz Andrade. Animada com a música, a menina fez questão de dizer que foi ela quem escolheu a fantasia. “Porque gosto de flor”, explicou. Sonia mora na Parte Alta da vila e não viaja no Carnaval para acompanhar as comemorações. “Faço questão de participar.”


PROGRAMAÇÃO

A programação de Carnaval de Santo André segue hoje. O bloco Campestrão vai animar a região dos bairros Campestre e Jardim a partir das 14h. A concentração será na Rua das Laranjeiras, 1.177. Em Paranapiacaba será realizado baile à fantasia com o bloco Paranafolia, a partir das 18h, nos galpões da Rua da Estação. A Folia se estende até 22h. Alguns clubes da região também terão matinês.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;