Economia Titulo Levantamento
Abramat: indústria de materiais de construção está otimista com o final do ano
Estadão Conteúdo
21/12/2020 | 12:10
Compartilhar notícia
Agência Brasil
Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

ouça este conteúdo

A indústria e materiais de construção está otimista para o encerramento do ano, de acordo com Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

De acordo com o levantamento, para 42% das empresas associadas, o desempenho de vendas ao mercado interno no mês de novembro foi considerado "muito bom". Para 37%, o período foi "bom", enquanto os demais 21% consideraram novembro um mês "regular". Nenhuma associada considerou o mês "ruim" ou "muito ruim". Para a Abramat, os números indicam continuidade da recuperação do setor

A pesquisa também indica expectativa positiva do setor em relação às vendas ao mercado interno no fechamento de dezembro: 26% das empresas consultadas consideram que o final de ano será "muito bom", ao passo que 48% preveem desempenho "bom". Para 21% das associadas da Abramat, o último mês do ano será "regular", enquanto 5% projetam resultado "ruim" no mesmo período.

A pesquisa também indica que 74% das empresas associadas estão indiferentes quanto às ações do governo para o desenvolvimento do setor no médio prazo (12 meses), enquanto 16% estão otimistas e 10% pessimistas. A pesquisa indicou também redução de 8% no nível de utilização da capacidade instalada do setor, chegando a 80% em dezembro.

Quanto à intenção de investimentos no médio prazo, 79% dos empresários do setor indicaram que pretendem investir nos próximos 12 meses. A predominância dos investimentos pretendidos lida com a modernização dos meios de produção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;