Setecidades Titulo SOS Bairros
Moradores cobram solução para rachaduras

No Baeta Neves, em S.Bernardo, famílias alegam que problema surgiu após construção de condomínio

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
12/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Moradores da Rua Liberdade, no bairro Baeta Neves, em São Bernardo, reclamam, há pelo menos cinco anos, do aparecimento de rachaduras e infiltrações em suas residências. O início dos problemas coincide com a construção de condomínio residencial em via paralela, na Avenida Armando Ítalo Setti, pela empresa Toledo Ferrari. Quatro imóveis seguem interditados pela Defesa Civil desde então e as famílias aguardam indenizações pelos estragos causados em seus lares.

O problema na casa do desempregado Carlos Alberto, 62 anos, morador da Rua Liberdade desde que nasceu, começou com pequenas rachaduras nas paredes, situação que foi sendo agravada com o passar do tempo. “A construtora (Toledo Ferrari) enviou um engenheiro para fotografar minha casa. Em 2017, chegaram até a fazer alguns reparos no fundo da minha casa, mas, dois meses depois, já voltou tudo de novo. Meu maior medo agora é desabar”, ressalta.

De acordo com os moradores, a construtora Toledo Ferrari informou, à época, que os problemas estruturais foram causados por manifestações patológicas que afetam construções civis e podem interferir negativamente na obra e pelo processo de fundação da construção.

O motorista Airton de Melo, 68, é morador da rua há mais de 30 anos e locador de uma das casas afetadas gravemente pela obra, tanto que segue interditada pela Defesa Civil. “Quando retiraram os moradores da casa, sei que, por um tempo, a própria construtora arcou com os aluguéis deles. Mas como fica minha situação? A casa está parada e toda em manutenção”, ressalta. Airton alega que teve prejuízo de quase R$ 20 mil com serviços de engenheiro, materiais de construção e pedreiros, tudo por conta própria, para o conserto do imóvel.

Procurada pelo Diário, a construtora Toledo Ferrari não se pronunciou sobre o problema até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;