Setecidades Titulo
Às pressas, bingos reabrem portas na região
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
06/05/2004 | 21:12
Compartilhar notícia


A madrugada e o início do dia desta quinta foram de correria para os donos de bingos do Grande ABC. Assim que souberam o resultado da votação no Senado, que engavetou a MP (Medida Provisória) 168 e garantiu, segundo os donos, a reabertura das casas de jogo e o retorno dos caça-níqueis, os proprietários dos bingos não perderam tempo. Em algumas casas, jogadores tentaram entrar ainda na noite de quarta. Em outras, o movimento tinha natureza econômica: pessoas em busca de oportunidades de emprego. No Bingo Carijós, em Santo André, pelo menos dez currículos foram entregues apenas na manhã desta quarta.

Dos 34 bingos da região, pelo menos 11 decidiram não perderam tempo e reabriram nesta quinta. Voltaram a funcionar as máquinas e o bingo de cartelas. Os proprietários vararam a madrugada e o início da manhã para colocar as casas em ordem. Limpeza, ligar máquinas, compra de alimentos e convocação de ex-funcionários rechearam as agendas de compromissos. Para retomar as atividades, pelo menos metade da grade de funcionários teve de ser chamada às pressas para voltar a trabalhar.

No Grande ABC, seis bingos já estavam abertos antes da queda da MP, apoiados em liminares concedidas pela Justiça. Em Santo André, os bingos General, Santo André e Carlos Gomes; em São Bernardo, o bingo Marechal; em São Caetano, o Viscondi; e em Mauá, o Plaza.

De acordo com o escritório regional da Abrabin (Associação Brasileira dos Bingos), nesta quinta, em Santo André, foram reabertas as casas Glicério, New Bingo e Fortuna. O Dallas religou apenas os caça-níqueis e o Senador e o Carijós reabrem nesta sexta. Em São Bernardo, o Mirage abriu cedo e às 15h teve a primeira rodada do bingo de cartelas. O Bingo 2001 também teve jogo de cartelas. Os caça-níqueis já tinham sido devolvidos e ainda não foram repostos. O mesmo problema enfrenta o Bingo Vitória, que reabre nesta sexta o jogo de cartelas; as máquinas, somente na semana que vem. Em Mauá e Ribeirão Pires, os bingos ABC, Pérola e Ribeirão também funcionaram normalmente.

Repercussão – “Fomos pegos de surpresa”, disse a sócia do Bingo Carijós, Arimatéia Aparecida Veiga, que teve de correr atrás de seis funcionárias vendedoras de cartelas e de três faxineiras para poder preparar a casa para reabrir nesta sexta. Nesta quinta à tarde, o clima no bingo era de descontração. “Eu sempre disse que não perderíamos”, disse a encarregada da faxina, Sônia Aparecida Peruzo. Aos 52 anos, Sônia optou por continuar na casa, mesmo sem receber o salário, no período em que a MP vigorou. No Carijós, segundo Arimatéia, só não serão recontratados os ex-funcionários que conseguiram outro emprego durante os 75 dias de fechamento dos bingos.

No Mirage, em São Bernardo, antes mesmo das 15h o público já começava a chegar. “Bingo é minha terapia”, disse a aposentada Maria Antunes, 62 anos. “Foi uma fase difícil”, disse. Sem opção e extremamente ansiosa, Maria chegou a freqüentar casas clandestinas enquanto seu “preferido”, o Mirage, esteve de portas fechadas. “Eu estava no bingo escondidinho lá no Parque São Jorge (em Santo André) e a polícia chegou e fechou”, contou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;