Cultura & Lazer Titulo Santo André
Escolas Livres oferecem cursos gratuitos on-line

Alunos poderão acessar a 20 vídeos semanais

Do Diário do Grande ABC
06/07/2020 | 11:55
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSA


 As Escolas Livres de Santo André se adaptaram ao momento que estamos vivendo. Tanto que estão disponibilizando aulas abertas, encontros e reflexões, conduzidos pelos educadores das Escolas Livres de Teatro (ELT), de Cinema e Vídeo (ELCV), de Dança (ELD) e da Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman (Emia), em formato de formato vídeo ou áudio, no YouTube. Para escolher o curso desejado, basta acessar o site www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.

“A adaptação do grande conteúdo de nossas escolas para o formato online garantiu a manutenção dos projetos neste ano tão atípico, dando aos alunos a continuidade dos processos de estudo e reflexão. Além disso, com os vídeos disponíveis na internet, demais interessados podem também ter acesso a estes materiais, uma vez que as Escolas Livres de Santo André são referência no País e contam com admiradores fora dos limites do município”, explicou a secretária de Cultura de Santo André, Simone Zárate.

A Escola Livre de Teatro, por exemplo, está com os seus 11 Núcleos e quatro Formações acontecendo no formato EAD (Ensino a Distância), com aulas e encontros virtuais.
Estão na grade aulas temáticas dos Núcleos de Iniciação Teatral, Sonoridades, Circo, Introdução ao Pensamento Crítico, Mulheres em Movimento, Dramaturgia, Percussão, entre outros. Comemorando 30 anos de existência, a ELT oferece também montagens de seu acervo.

Em destaque, já está disponível bate-papo em que a Primeira Turma que se formou na escola, agora atores e atrizes veteranos, encontraram-se virtualmente com a Turma 22, em processo de formação. Em comum entre eles está a montagem de ‘O Alienista’. Esta foi a primeira peça produzida por alunos da escola, e será também a primeira montagem a ser produzida em breve no período de isolamento social.

Já a Escola Livre de Dança começa com um novo projeto: a série ‘Diálogos’, em que profissionais da dança falam de sua trajetória e de como a ELD tornou-se parte dela. O Núcleo de Adultos terá sua primeira live no próximo dia 22, às 19h, com base nas danças brasileiras, orientais e contemporânea. Outros projetos logo serão disponibilizados: aulas livres de dança para crianças e para adolescentes, além do Projeto ‘ELD Memória’.

A Escola Livre de Cinema e Vídeo, enquanto prepara suas aulas públicas, oferece cursos sobre a obra de dois grandes cineastas: Orson Welles e Alfred Hitchcock, ambos ministrados pelo professor Milton Bíscaro, além e seis vídeos sobre filmes de ficção científica. Juntos, são mais de 58 horas de curso.

Somando o trabalho de todas as escolas, cerca 20 vídeos são publicados semanalmente, além de produtos do projeto ‘Territórios de Cultura’. Todo o conteúdo pode ser acessado por meio da ‘Agenda Cultural Online’ de Santo André, que oferece extensa programação cultural online todos os dias da semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;