Setecidades Titulo
Seis são detidos durante operação
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
16/01/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Santo André recebeu ação especial anteontem para combater a violência em pelo menos quatro bairros: Centreville, Vila Luzita, Jardim Alvorada e Vila Gilda. A operação - denominada Citadel (‘cidade pequena' em latim) - teve participação das polícias Civil e Militar com apoio de órgãos ligados à Prefeitura através da Secretaria de Segurança Pública, como Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito. Seis pessoas foram detidas, entre elas, um menor.

Os locais de atuação batizados de Aips (Área de Interesse de Segurança) foram escolhidos de acordo com levantamento estatístico de ocorrências de crimes no último mês. "A gente usa os dados que temos (através do Infocrim - sistema informatizado da Polícia Civil) e até de matérias publicadas na imprensa", explicou o capitão Luiz Roberto Moraes, comandante da Companhia de Força Tática do 41º Batalhão da Polícia Militar.

O assassinato do comerciante Teodomiro Ferreira de Alcântara, 63 anos, durante assalto a seu mercadinho no dia 6, foi preponderante para a inclusão daquela região nos trabalhos, embora, Moraes defenda que o local já vinha chamando a atenção devido à ocorrência de roubos. "Já tínhamos uma programação para essa área, mas infelizmente o fato aconteceu antes de chegarmos com a operação."

Um homem apontado como sendo integrante de uma quadrilha especializada em roubo de cargas foi preso na Vila Luzita. Na casa de Edmilson Tofoli de Oliveira, 29 anos, foram encontrados vários produtos como remédios, roupas, televisores LCD e eletrodomésticos em geral. "Ele (Oliveira) foi reconhecido por vítimas de roubo em Santo André, Mauá e Guarulhos", afirmou o capitão da PM.

Mais dois homens foram presos com armas na região da Vila Luzita. A polícia acredita que eles vinham atuando no roubo de veículos.

O bairro Centreville - onde o Diário flagrou o consumo indiscriminado de drogas na Praça Presidente Eurico Gaspar Dutra - também recebeu reforço na segurança anteontem. Na região, dois homens e um menor foram presos acusados de tráfico de drogas.

"Desde a matéria (do Diário) estamos atuando mais forte nesta região e essa operação é uma continuação deste trabalho. Não podemos deixar voltar o que acontecia antes", pontuou Moraes.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;