Setecidades Titulo
Dib dá ajuda de custo a desalojados
Lola Nicolas
Do Diário do Grande ABC
29/11/2006 | 22:16
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo vai oferecer uma ajuda de custo aos moradores de áreas de risco e desabrigados por causa das enchentes. A iniciativa é inédita no Grande ABC. A proposta do prefeito William Dib (PSB) é dar em torno de R$ 320 – o valor ainda não está fechado – a cada família desamparada na cidade. O projeto, intitulado Renda Abrigo, será votado nesta quinta-feira em caráter de urgência na Câmara e entrará em vigor imediatamente.

A administração finalizava na tarde de quarta-feira todos os itens para a implementação da proposta, como número de desabrigados, custos, cadastros dos beneficiados, além da forma de pagamento e duração do benefício a cada assistido. Dib, no entanto, antecipou que o Renda Abrigo será mantido com recursos exclusivamente municipais e até o fim de sua gestão, em 2008.

“Tínhamos de fazer algo pelos desabrigados nesse momento, assim como prestar assistência aos próximos, que certamente existirão. Fico sensibilizado com a situação deles.”

Segundo o prefeito, o reembolso é, no momento, a forma mais concreta de se evitar a ida para os abrigos públicos de quem foi prejudicado pelas enchentes ou desmoronamento, assim como um incentivo para quem já se amontoa nesses locais – porque perdeu tudo em outras ocasiões – a providenciar sua mudança e se reestruturar.

O prefeito não soube dizer quarta-feira quantas pessoas serão beneficiadas. Adiantou que a Assistência Social e a Defesa Civil municipais farão esse levantamento, analisando caso a caso, e providenciando o cadastro das famílias necessitadas.

A Prefeitura, segundo o chefe do Executivo, não pretende se limitar unicamente a esse tipo de assistência. Como São Bernardo, em tempos de chuva de verão, tem sido nos últimos anos uma das mais castigadas na região, William Dib promete também solicitar ao governo do Estado para que amplie na cidade o programa de habitação popular, reduzindo com isso o número de moradores em favelas, a maioria em áreas de risco.

Cofres – William Dib fez questão de esclarecer que os recursos disponiblizados para ajudar os desabrigados não comprometerão as finanças do município. Explicou que a administração deve R$ 80 milhões e que a contenção de despesas anunciada em várias ocasiões refere-se unicamente à readequação da peça orçamentária para à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Segundo ele, a Prefeitura não está no vermelho.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;