Setecidades Titulo Saúde
Mauá garante zerar fila
para mamografia em março

Diagnóstico por imagem é usado para identificar nódulos
não palpáveis que podem resultar em câncer de mama

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
27/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O secretário de Saúde e vice-prefeito de Mauá, Paulo Eugenio Pereira, afirmou ontem que a fila de 3.000 pessoas que aguardam exame de mamografia terá fim em março. O diagnóstico por imagem é utilizado para identificar nódulos não palpáveis que podem resultar em câncer de mama.
Paulo Eugenio atribuiu o acúmulo da extensa demanda ao período de cinco meses (entre janeiro e maio de 2011) que a Secretaria de Saúde ficou sem contrato com a empresa que presta o serviço. O acordo com a antiga contratada venceu e a renovação com outra prestadora demorou para ser realizada por conta do processo de licitação e do credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde. "Enquanto isso, os casos urgentes foram encaminhados para o Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André e o Hospital Estadual Mário Covas.
Em março, a mamografia será feita como exame de rotina e não haverá mais fila de espera", garantiu. Os testes são realizados na Imamed - Diagnóstico Médico, na Vila Bocaina. Por lá, cerca de 1.000 são feitos por mês. Essa é a demanda atual da cidade, segundo o secretário. Os dois mamógrafos da empresa, juntos, têm capacidade de fazer até 2.500 exames por mês. Para apressar a resolução do problema, em fevereiro a clínica ampliará o horário de expediente e atender aos sábados.
O secretário acrescentou que a fila de espera chegou a ser de 5.000 pessoas no ano passado. "Contratamos a empresa e começamos a tirar o atraso. Isso nunca havia acontecido. Agora, vamos colocar em ordem para voltar à normalidade."
A emenda parlamentar de R$ 100 mil que pode garantir a compra de mamógrafo para a Santa Casa de Mauá é desconhecida pela Prefeitura. "É uma instituição privada. Eles podem comprar o que quiserem, quando quiserem, da forma que quiserem." A Santa Casa presta atendimento a beneficiários de planos de saúde, mas está credenciada para alguns serviços complementares do SUS, como uso de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e fornecimento de leitos a gestantes. "Temos capacidade suficiente para atender a demanda de mamografia."
No ano passado, 572 casos de câncer de mama foram diagnosticados em Santo André, São Bernardo e São Caetano. A Prefeitura de Diadema informou que ainda não concluiu o levantamento e as demais administrações não responderam.

UPA ZAÍRA
O equipamento de raio X da recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento do Zaíra poderá ser instalado na semana que vem - novo prazo da Prefeitura. A Secretaria de Saúde aguarda laudo da empresa que avalia se existe vazamento de radiação na sala.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;