ouça este conteúdo
|
readme
|
O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), do Ministério de Minas e Energia, gerido pela Eletrobrás, vai realizar, a partir de setembro, uma etapa de etiquetagem dos aparelhos de microondas, que vai indicar ao consumidor os níveis de consumo de energia. Em seguida, os aparelhos mais eficientes, incluídos na categoria ‘A’ da Ence (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), receberão o Selo Procel de eficiência energética, já a partir de 2006.
Segundo o chefe da Divisão de Planejamento de Conservação de Energia da Eletrobrás/Procel, Marcos Lima, essas medidas, tomadas pelo Procel em parceria com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), representam benefícios para o consumidor e o meio ambiente.
"Quanto menos você usa energia elétrica de forma ineficiente, menos você impacta a parte ambiental", indicou Marcos Lima. "Esse é um instrumento fortíssimo, de defesa do consumidor, porque ele consegue fazer uma escolha melhor sobre vários equipamentos, elegendo aquele que consome menos fazendo o mesmo serviço. Então, ele se beneficia, ele gasta menos em sua conta de luz", acrescentou.
Marcos Lima afirmou que com a etiquetagem começando em setembro, a partir do início de 2006 a Eletrobrás/Procel já terá classificado os microondas de "A" a "E" , de acordo com o grau de eficiência energética. "O que a gente pretende é que 20% estejam em "A". E esses 20% vão poder usar o Selo Procel, que indica para o consumidor que esse aparelho consome menos energia".
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.