Internacional Titulo Europa
BoE volta a dizer que Reino Unido deve estar preparado para um Brexit sem acordo
03/06/2020 | 08:44
Compartilhar notícia
Reprodução/Instagram


O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) enviou comunicado à imprensa na manhã desta quarta-feira (3) reforçando que o sistema financeiro do Reino Unido deve estar preparado para todos os cenários, incluindo o que ficou conhecido como "Brexit sem acordo".

Ainda que os britânicos tenham deixado formalmente a União Europeia (UE) em janeiro deste ano, está em vigor, até o fim de 2020, um período de transição para que as duas partes possam formalizar uma nova relação comercial. Como a negociação caminha a passos lentos, existe no mercado o temor de que não haja um consenso sobre o tema até o fim do prazo. Tal hipótese levaria ao "Brexit sem acordo", na medida em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, resiste a estender o período de transição.

"É fundamental que o Banco da Inglaterra prepare o sistema financeiro do Reino Unido para todos os riscos que ele possa enfrentar. Ao desempenhar esse papel, o governador Andrew Bailey, presidente do BoE encontra a liderança dos bancos do Reino Unido regularmente", diz o comunicado desta terça-feira. "Como dissemos anteriormente, a possibilidade de que as negociações entre o Reino Unido e a UE sobre um futuro relacionamento comercial possam não resultar em um acordo é um dos vários resultados que os bancos britânicos precisam se preparar para os próximos meses", completa a nota.

O comunicado do BC inglês vem poucas horas depois de o jornal Sky News informar, citando fontes, que Bailey se encontrou com líderes do setor financeiro para planejar uma saída definitiva do Reino Unido da UE sem um acordo comercial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;