Setecidades Titulo
Diadema prioriza lazer em escolas
Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
18/08/2006 | 07:49
Compartilhar notícia


A partir de hoje, alunos das escolas municipais e estaduais de Diadema que tenham entre 7 e 16 anos poderão se inscrever no programa Esporte pela Paz. São 17 postos, entre ginásios e campos de futebol, que atenderão aos interessados até o dia 18 de setembro, das 9h às 17h. O objetivo do projeto, segundo o secretário de Esportes e Lazer do município, Wladimir Rodrigues dos Santos, é potencializar as atividades esportivas já disponibilizadas pela administração municipal e que atendem atualmente cerca de 15 mil jovens. A expectativa do secretário é que pelo menos 10 mil, dos 89.774 alunos da rede pública de ensino, participem do programa. As aulas terão duração de uma hora e meia, três vezes por semana e devem iniciar no próximo mês no turno contrário ao escolar.

O programa é resultado de um convênio entre a Prefeitura e o governo federal, o que garantiu verba de R$ 980 mil para sua implantação. Deste recurso, 20% já podem ser aplicados e os 80% restantes virão depois das eleições em outubro. “Esse projeto vai nos proporcionar a contratação de 100 monitores em diversas modalidades esportivas como jiu-jítsu, além de nos dar condições de contratar profissionais para desenvolverem atividades com deficientes físicos”, afirma Santos. O dinheiro será utilizado na compra de material e na contratação de 100 monitores.

Santos explica que todos os equipamentos esportivos existentes na cidade serão disponibilizados para as atividades, inclusive as praças. Serão, inicialmente, 50 diferentes núcleos abrangendo todas as regiões do município. Os alunos receberão ainda complementação alimentar durante as aulas. Crianças que morem em áreas consideradas de risco social, mesmo que não estejam matriculadas na rede de ensino, também poderão participar.

Para Santos, o programa tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, além de assegurar o exercício da cidadania. “Aqui no município priorizamos o atendimento aos menos favorecidos. Diadema não é campeã nos Jogos Regionais, mas levamos para as competições somente os atletas da cidade, que praticam esportes aqui”, assegura.

Diadema é a primeira cidade do Grande ABC a firmar parceria com o Ministério dos Esportes, que desenvolve o programa Segundo Tempo, no qual se baseia o projeto municipal. Lançado pelo governo federal em 2003, está implantado em 627 municípios e atende mais de 867 mil jovens em todo o país.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;