Setecidades Titulo Contra a Covid
Região alcança marca de 1 mi de vacinas aplicadas

No Grande ABC, 331.229 moradores completaram o esquema vacinal, 11,8% da população

Aline Melo
do Diário do Grande ABC
02/06/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC ultrapassou ontem a marca de 1 milhão de doses de vacinas aplicadas. Juntas, as sete cidades totalizaram 1.003.029 aplicações feitas, o que significa que 671.800 pessoas receberam pelo menos uma dose. Deste total, 331.229 indivíduos já completaram o esquema vacinal. Atualmente, a região está imunizando pessoas com comorbidades ou que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) a partir dos 30 anos, exceto Ribeirão Pires, que ampliou a vacinação para quem tem a partir de 18 anos (entre os que tem comorbidade ou recebem o BPC).

Apesar de seguir o PNI (Plano Nacional de Imunização), que determina quais públicos devem tomar a vacina, algumas cidades adotaram organizações e planejamentos específicos e expandiram o acesso aos imunizantes. Exemplos são as cidades de Santo André, que vacina até domingo todos os profissionais da rede municipal de educação, e Ribeirão Pires, que além de vacinar todos os trabalhadores de escolas privadas e públicas da cidade, também está imunizando os profissionais do transporte público coletivo. Em São Bernardo, os profissionais de transporte coletivo que atuam na cidade também já podem se cadastrar pelo site da Prefeitura.

A região atingiu as 500 mil doses aplicadas em 14 de abril. À época, apenas 5,8% da população tinha tomado as duas doses. O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Acácio Miranda avaliou a marca como histórica, apesar de todas as dificuldades que as cidades vêm enfrentando pela baixa oferta de imunizantes. “Comparando com outras regiões, com população semelhante, a gente vacinou muito mais pessoas”, pontuou.

A observação de Miranda encontra respaldo nos números. Os oito municípios da região de Guarulhos (Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano), que contam com população semelhante à do Grande ABC em número de habitantes aplicou, de acordo com dados do Estado, pouco mais de 754 mil doses até ontem.

“Exalto a regionalização das ações programadas a partir do Consórcio Intermunicipal, e a atuação das prefeituras, que em uníssono, integraram ações de logística, de aquisição de insumos e de abastecimento de informações sobre a campanha de vacinação. É uma vitória”, afirmou o secretário-executivo.

Apesar da marca expressiva de mais de 1 milhão de doses aplicadas, Miranda reconhece que ter apenas 11,8% da população, que conta com mais de 2,8 milhões de habitantes, com as duas doses, é pouco. “Apresentamos diversos documentos de intenção de compras, para diferentes laboratórios, mas a legislação determina que eles só poderão negociar direto com municípios quando encerrarem as discussões com o governo federal”, explicou. “A postura do governo federal tem sido a de postergar as tratativas”, lamentou Miranda. “Os profissionais de saúde da região têm capacidade de vacinar um grande número de pessoas ao dia. Tendo a vacina, a estrutura das cidades fará com que elas chegem rapidamente aos moradores”, concluiu o secretário-executivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;