Setecidades Titulo Estoque
Hemocentro convoca doadores durante festas
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
24/12/2011 | 00:07
Compartilhar notícia
Divulgação


Estoque do Hemocentro Regional, localizado em São Bernardo, é hoje de 70% do total, o que representa 1.200 bolsas de sangue. O número é considerado razoável, mas a preocupação irá aumentar assim que as cidades esvaziarem por conta das festas de fim de ano. Os altos índices de acidentes registrados nesta época provocam aumento no número de transfusões. A unidade abastece seis hospitais no Grande ABC, entre eles, o Complexo Hospitalar de São Caetano, o Pronto-Socorro Central de São Bernardo e o Centro Hospitalar Municipal de Santo André.

A gerente da Associação Beneficente de Coleta de Sangue Solange Rios estima que as doações despenquem até 30% logo após o feriado de Natal. "Precisaremos ter estoque disponível. Vamos sentir maior dificuldade em janeiro. Estamos em contato com algumas prefeituras para tentarmos organizar uma campanha de doação no início do ano", disse.

A principal dificuldade da Colsan é estocar sangue RH negativo, tipo mais raro. Hoje, essa faixa é de apenas 10% dos cerca de 4.200 doadores cadastrados nos bancos de sangue da região. A ideia da gerente é conseguir manter, pelo menos, 1.500 bolsas em estoque até o fim de janeiro. A capacidade total é de 6.000.

Os quatro postos de doação continuarão funcionando normalmente na semana que vem, das 8h às 13h. Apenas nos dias 24 e 31 é que as contribuições serão realizadas apenas no posto de coleta do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4332-3900.

 

ESTADO

A Secretaria Estadual da Saúde também faz alerta à população sobre a importância da doação. Em média, os hemocentros de todo o Estado coletam 75 mil bolsas por mês. Segundo dados da Hemorrede estadual, em novembro houve queda de 15% nas coletas de bolsas na Região Metropolitana e no Interior. O Estado tem cerca de 100 postos de coleta, sendo 40 na Capital.

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 68 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento de identificação oficial com foto. O indicado é que homens doem a cada 60 dias e mulheres, a cada 90.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;