Cultura & Lazer Titulo
Suspensos no ar para refletir
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
28/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Atores suspensos do lado de fora do prédio, no terceiro andar. O público assiste ao espetáculo pela janela. É assim que o grupo Teatro da Vertigem apresenta "Kastelo", livremente inspirada na obra "O Castelo", de Franz Kafka (1883-1924). A montagem estreia amanhã, às 21h, no Sesc Avenida Paulista, e fica em cartaz até 14 de março.

A proposta é sugerir reflexão sobre o atual comportamento da sociedade na sua relação com trabalho, necessidades e inadequação. "Você pensa que está inserido no sistema, mas está fora", afirma a diretora Eliana Monteiro.

Isso explica a encenação do lado de fora. Mas por que em um prédio? "Durante a pesquisa, nos perguntamos quais são os nossos castelos de hoje, e concluímos que são os centros comerciais em prédios envidraçados", diz a diretora.

Na peça - em que os atores usam microfone e o público fica ao lado de caixas de som - empregados de uma corporação trabalham de maneira obsessiva. Segundo Eliana, é lançado um olhar sobre a sociedade consumista de hoje e suas contradições. "A pessoa trabalha mais e mais para comprar produtos que, na verdade, nem precisaria. E ainda, por trabalhar demais, ela não tem tempo de usufruir suas conquistas", entende.

A intenção dos artistas não é questionar nem criticar a vida moderna. "Talvez seja mesmo uma reflexão. Não fechamos a questão, até porque estamos todos no contexto. Mesmo no teatro isso acontece. Por exemplo, chegamos no Sesc para ensaiar às 10h e saímos à meia-noite", conta Eliana, que está no Teatro da Vertigem desde 1998 e, agora com Kastelo, estreia como diretora.

A dramaturgia é de Sergio Pires e Evaldo Mocarzel. O elenco conta com Bruna Freitag, Denise Janouski, Luciana Schwinden, Luisa Nobrega, Marçal Costa, Roberto Áudio e Pardal.

Por razões óbvias, se chover a apresentação é cancelada. Mas, por contrato, o compromisso é que hajam reposições, podendo estender o calendário até 28 de março.

Kastelo Teatro. Com o grupo Teatro da Vertigem. Estreia amanhã, às 21h. Sesc Avenida Paulista (3º andar) - Avenida Paulista, 119, São Paulo. Tel.: 3179-3700. De quinta a domingo, sempre às 21h. Até 14 de março. Ingr.: de R$ 5 a R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;