Setecidades Titulo
Hospital Mário Covas abre clínica de oncologia
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
01/10/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


O Hospital Estadual Mário Covas, de Santo André, abre hoje uma clínica exclusiva para tratamento de pacientes com câncer. A nova unidade de oncologia contará com 25 leitos que devem colaborar na redução do déficit geral de vagas para internação em unidades do Grande ABC.

A expectativa do superintendente do hospital, Geraldo Reple Sobrinho, é de que os benefícios das novas instalações não fiquem limitados à oncologia. Leitos para pacientes cirúrgicos serão liberados e, com isso, a unidade poderá atender melhor aqueles que hoje estão em prontos-socorros da região. "Vamos diminuir um pouco essa angústia dos casos mais graves. Não vai zerar a necessidade, mas sem dúvida ajudará bastante."

Reple Sobrinho afirma que para resolver o problema geral de internação do Grande ABC seria necessária a criação de 100 a 200 novos leitos. "Além disso, precisaríamos de mais UTIs (Unidades de Terapia Intensiva)."

Na rede referenciada de oncologia, o hospital de Santo André se encaixa na categoria Unacon (Unidade Especializada). "Atualmente, temos os mesmos serviços que o Hospital Anchieta, em São Bernardo, incluindo a quimioterapia, com 500 sessões mensais. A diferença é que eles farão radioterapia a partir deste mês", diz Reple Sobrinho.

O Grande ABC atende hoje a 80% de toda a demanda regional de pacientes com câncer. O restante é absorvido por unidades da Capital, segundo o superintendente.

A nova clínica em oncologia consumirá R$ 380 mil por mês, dentro do orçamento total do hospital, estimado em R$ 7 milhões. Serão criados 50 empregos diretos. O Mário Covas conta com 1.300 funcionários, fora os prestadores de serviço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;