Setecidades Titulo
Copa do Mundo faz Estado antecipar férias na rede de ensino
Natália Fernandjes
24/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


 Os cerca de 310 mil estudantes da rede estadual do Grande ABC poderão acompanhar aos jogos da Copa do Mundo da Fifa, que será realizada no Brasil em 2014, sem precisar faltar à aula. O Estado alterou o calendário e antecipou as férias de meio de ano para junho, mesmo mês em que será realizada a competição.

Para garantir a manutenção dos 200 dias letivos obrigatórios por lei, o Estado antecipou o início das aulas de 1º de fevereiro para 27 de janeiro e o término das aulas está programado para acontecer na segunda quinzena de dezembro. Já o recesso de meio de ano será observado entre os dias 12 de junho e 11 de julho. Outra novidade é uma semana de folga, entre os dias 13 e 20 de outubro, para evitar que o segundo semestre fique muito longo.

Conforme explica a dirigente regional de ensino de Santo André, Ariane Aparecida Butrico, a medida evita que os estudantes faltem nos dias dos jogos ou fiquem dispersos ou ansiosos durante as aulas. “Precisamos ser práticos. Sabemos que o brasileiro ama futebol”, destaca. Outro ponto observado pela professora é a colaboração na organização das cidades, com a diminuição do trânsito, por exemplo.

Para os estudantes, a alteração é vista como positiva. Pelo menos para os meninos e amantes do futebol. No caso das garotas, a reclamação é em relação à antecipação do início das aulas em alguns dias, em janeiro. “Geralmente a gente viaja e terá que voltar mais cedo para ter aulas”, reclama a aluna do 7º ano do Ensino Fundamental Geovana Oliveira, 13.

 

PREFEITURAS

Entre as prefeituras, apenas São Caetano sinalizou que poderá alterar o recesso para junho – entre 11 de junho e 12 de julho. Santo André destacou que, após pesquisa com os professores, decidiu manter o recesso em julho. Já as demais cidades informaram que seu calendário escolar em 2014 ainda não foi fechado.

De acordo com a presidente da Associação das Escolas Particulares do Grande ABC, Valdineia Tereza Bastos Cavalaro, ainda não houve definição sobre o tema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;